Home » Desporto » Clubes » 10º Raid TT do Bucho e Outros Sabores Raianos
10º Raid TT do Bucho e Outros Sabores Raianos

10º Raid TT do Bucho e Outros Sabores Raianos

O 10º Raid do Bucho e Outros Sabores, o passeio todo o terreno organizado pelo Clube Escape Livre, anunciado para o fim de semana de 22 a 24 de Março, privilegia o distrito da Guarda, culminando na aldeia de Freineda, onde o bucho é o protagonista da festa tradicional.

A décima edição do Raid, que conta com o Dacia Duster 4×4 como viatura oficial, é aberto a todas as marcas e modelos 4×4 e desenrola-se entre a Guarda e a aldeia fronteiriça, com novos trilhos e novas visitas.

A partir do Hotel Vanguarda, na cidade mais alta, os participantes vão ter oportunidade de, ainda no final de tarde de sexta-feira, rumar à aldeia de Ramela, concelho da Guarda, para provar o Azeite do Vale da Teixeira, de grande qualidade e sabor, e visitar o lagar local.

No sábado, 23 de março, os trilhos fora de estrada conduzem à Aldeia Histórica de Castelo Mendo e aldeia de Castelo Bom, a primeira delas com direito a visita pelas antigas e estreitas ruelas. Nos quilómetros finais da manhã ruma-se até S. Pedro do Rio Seco, terra do ensaísta e filósofo Eduardo Lourenço. Ali, decorre o almoço e concurso do Bucho Raiano. A caravana segue depois, por estradões mais rápidos, até Almeida, para uma tarde lúdica, histórica e com animação a cargo do GRHMA – Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida, e prossegue por fora de estrada até à Guarda, onde decorre o jantar com entrega de troféus SPAL.

O domingo é preenchido com novas emoções todo terreno e novas paisagens, percorrendo os antigos trilhos do contrabando, até à aldeia de Freineda, onde se realiza a já tradicional cerimónia evocativa das guerras peninsulares, homenagem ao Duque de Wellington e ordem unida, com os habituais disparos de pólvora e trajes a rigor, novamente pelo GRHMA. A Festa do Bucho acontece no Largo de Santa Eufêmia, acolhendo diversas tasquinhas de produtos típicos e artesanato, música e animação a antecipar o grande momento gastronómico. Uma vez mais, a Junta de Freguesia espera cerca de 500 pessoas no almoço do bucho, acompanhado de outros sabores e sobremesas típicas.

O 10º Raid do Bucho e Outros Sabores conta com o patrocínio da Valorpneu, AFN, Bridgestone, First Stop, SPAL e Intermarché Guarda e o apoio institucional é da Freguesia de Freineda, Municipio da Guarda, Turismo do Centro de Portugal e GRHMA.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.