Home » Sociedade » Notícia* » 15º Congresso dos Arquitectos em Lagoa no Algarve
15º Congresso dos Arquitectos em Lagoa no Algarve

15º Congresso dos Arquitectos em Lagoa no Algarve

O Centro de Congressos do Arade, em Lagoa, no Algarve, recebe de 25 a 27 de Outubro, o 15º Congresso dos Arquitectos, que tem lugar pela primeira vez no Algarve, estando prevista a presença nas sessões de abertura e fecho, do Ministro do Ambiente e do Primeiro-ministro António Costa.

No ano em que comemora 20 anos, a Ordem dos Arquitetos, quer definir o papel do arquitecto na sociedade, no futuro do património nacional e no desenvolvimento económico,social e de inovação para a sociedade.

Afirmar a arquitectura na sociedade e demonstrar o seu papel qualificador na preservação e na construção do património, no desenvolvimento económico, social e da inovação na sociedade” é objectivo do 15º Congresso dos Arquitectos.

Com um painel composto por convidados e oradores nacionais e internacionais, destaque para as presenças do ministro do ambiente, João Pedro Matos Fernandes, na sessão oficial de abertura e do primeiro-ministro, António Costa, no encerramento dos trabalhos do encontro.

Tendo como tema central “O Património Arquitectónico e Paisagístico”, o Congresso dos Arquitectos não se esgota no tema central proposto e durante os três dias do encontro serão igualmente abordados outros temas. A saber: O ordenamento e valorização do território, a reabilitação do património arquitectónico e paisagístico e a prática profissional dos arquitectos.

O Congresso dos Arquitectos, que se realiza de três em três anos em diferentes pontos do país, como forma de promover a descentralização das reuniões dos arquitectos, este ano tem uma estrutura de participação diferente da adoptada em edições anteriores e inaugura duas novas modalidades de participação, além das habituais moções, recomendações e comunicações: o debate temático e o debate transversal, com vista ao envolvimento não só destes profissionais mas também de outras entidades ou profissões ligadas ao exercício da arquitectura que pretendam intervir e contribuir activamente para a reflexão dos temas.

O 15º Congresso arranca no dia 25 de Outubro com uma conferência do arquitecto espanhol Emílio Tuñón, da Tuñón Arquitectos, distinguido em 2014 pelo Governo de Espanha com a Medalha de Ouro de Mérito nas Belas-Artes.

A Fundación Docomomo Ibérico e o Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa estarão entre os vários convidados do Congresso, estando planeadas, no dia 26 de outubro, reuniões de trabalho das duas organizações internacionais.

Integra ainda o programa desta iniciativa a cerimónia de entrega de título de membro honorário da Ordem dos Arquitectos ao Conselho Superior dos Colégios de Arquitectos de Espanha (CSCAE).

O Centro de Congressos do Arade manterá a decorrer em paralelo durante os três dias deste evento, numa data em que se celebra o Ano Europeu do Património Cultural, um programa de actividades sociais e culturais, nas quais se inserem visitas, exposições, cinema e uma feira de materiais.”

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.