Home » Atualidade » Nacional » 1ª edição do Open House Porto registou 11000 visitantes

1ª edição do Open House Porto registou 11000 visitantes

O Open House Porto, que decorreu no passado fim de semana, superou todas as expectativas, ao somar cerca de 11000 visitas aos 42 locais escolhidos pelo comissário Arq. Pedro Bandeira para a edição de estreia deste evento internacional, nas cidades do Porto, Gaia e Matosinhos.

De famílias a pessoas de todas as idades, de estudantes a profissionais das mais variadas áreas, muitos foram aqueles que não quiseram perder a oportunidade de descobrir edifícios públicos e privados, conhecendo assim projectos de raiz e reabilitações tanto de espaços em funcionamento como de espaços desocupados.

Devido à enorme afluência de público, algumas das visitas previstas quadruplicaram tendo sido feito um esforço imediato de ajuste o que se traduziu na realização, em dois dias, de 128 visitas comentadas por especialistas, muitas delas feitas pelos próprios autores dos projectos e 143 visitas regulares comentadas por guias.

O Farol de Leça (Matosinhos), a Casa do Conto (Porto) e o Mosteiro e Quartel da Serra do Pilar (Gaia) foram os locais mais visitados recebendo, ao todo, cerca de 2000 visitantes.

A proximidade entre profissionais e público contribuiu para o constante ambiente informal que se viveu, estreitando assim as relações entre quem projecta e quem usufrui dos espaços, factor essencial para a promoção da arquitectura e dos profissionais que a exercem.

O Open House Porto contou com a co-produção da Casa da Arquitectura e Trienal de Arquitectura de Lisboa as Câmaras Municipais do Porto, Gaia e Matosinhos.

Contabilizou ainda 18 parceiros – de entre os quais – 42 proprietários, 95 voluntários e 39 especialistas, números que se traduzem num apoio incondicional que permitiu fazer deste evento aberto a todos um sucesso que se quer repetir já no próximo ano.

Em 2015, o Open House Worldwide conta já com 30 cidades que recebem, ao todo, cerca de 1.000.000 de visitantes, facto que materializa o lema de Victoria Thornton – fundadora da rede internacional Open House – “Open your eyes, minds and doors”.

A 4ª edição do Open House Lisboa está marcada para o fim de semana de 10 e 11 de Outubro, uma edição que terá no seu roteiro mais de 70 locais para visita.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.