Home » Desporto » Competições » 2ª Etapa dos Nacionais de bodyboard na Costa da Caparica
2ª Etapa dos Nacionais de bodyboard na Costa da Caparica

2ª Etapa dos Nacionais de bodyboard na Costa da Caparica

A Praia do Paraíso na Costa da Caparica vai ser no fim de semana 13 e 4 de Abril, palco da corrida aos títulos nacionais de bodyboard, com os melhores atletas nacionais da modalidade a disputarem a vitória nas divisões open, feminino e dropknee.

Na divisão open, a competição está acesa depois da sensacional vitória de Ricardo Rosmaninho na etapa inaugural, em Peniche. Mas existe a expectativa de ver se o bodyboarder da Póvoa de Varzim poderá sustentar o brilharete com um novo resultado que lhe permita aspirar pelo título, quando joga em casa do campeão Hugo Pinheiro.

Pinheiro é a grande incógnita desta etapa; candidato crónico ao título nacional, e a jogar na “sua” Caparica, terá de jogar uma cartada muito forte se quiser revalidar o ceptro depois de ter descartado a etapa penichense por estar a realizar um projecto de um patrocinador, no norte da Europa.

Se a isso juntarmos os restantes homens do pódio em Peniche, casos de Daniel Fonseca, Miguel Adão e Dino Carmo, para não falar, por exemplo, em Manuel Centeno, (surpreendentemente eliminado nos “quartos” em Peniche) e espera-se uma verdadeira batalha nas ondas da Caparica.

Ricardo Rosmaninho, todavia, está moderadamente otimista. “Quando cheguei a Peniche não estava à espera de ganhar porque a primeira etapa nunca é a minha melhor. Mas isto mudou a minha abordagem”, confessa o atleta do Clube Naval Povoense.

Rosmaninho, apesar dos seus 22 anos, é já um “habituée” em grandes performances mas sempre lhe faltou qualquer coisa para conquistar um título. O que mudou, afinal?

“Acho que estou mais consistente. Já compito no open desde os 17, com bons resultados, mas nunca me senti na luta pelo título, embora houvesse quem me apontasse nesse sentido. Essencialmente mudou a minha atitude, o meu ‘mind set’. E tenho um preparador físico que tem trabalhado comigo para este fim e isso notou-se na final, estava com mais energia e mais confiante”, explica Ricardo Rosmaninho.

Se no open, Rosmaninho foi um vencedor quase surpreendente, no feminino, Joana Schenker não deixou os créditos de campeã serem arrastados pelas correntes do Pico da Mota, onde se realizou a etapa penichense, e venceu, apesar da forte concorrência da carcavelense Mariana Rosa, que ainda lhe “mordeu os calcanhares”. Para não falar da nazarena Teresa Almeida e de Madalena Padrela, outra atleta de Carcavelos.

Na Caparica, Joana espera manter o registo inatacável de cinco vitórias consecutivas. De facto, desde que o Nacional regressou às praias da Margem Sul que a ex-campeã mundial nunca perdeu ali. E este ano aposta em manter a série perfeita.

“Gosto muito da etapa da Costa da Caparica, sempre fui muito bem tratada ali, sinto-me praticamente em casa, e o facto de nunca ter perdido ali não prejudica nada a minha opinião (risos). Penso também que é muito importante ser uma etapa em que os atletas masculinos e femininos têm o mesmo ‘prize money’ o que faz com que esta etapa seja um exemplo para todo o desporto. É algo que gosto de sublinhar e que tem de ser aplaudido”, diz Joana Schenker, acrescentando a propósito da competição:

“O Circuito Nacional é um dos pontos altos da minha época e este ano tem a particularidade de terminar imediatamente antes do arranque do Mundial, pelo que servirá de uma excelente rampa de lançamento para a minha tentativa de lutar, novamente, pelo título mundial.”

CALENDÁRIO CIRCUITO NACIONAL 2019

1ª etapa – 23 e 24 de março, Peniche, BB Open, BB Fem e BB Dropknee

Organização: FPS / PPSC
2ª etapa – 13 e 14 de abril, Costa da Caparica, BB Open BB, Fem e BB Dropknee

Organização: FPS / Câmara Municipal de Almada
3ª etapa – 18 e 19 Maio, Santa Cruz, BB Open e BB Fem
Organização: FPS / A.S.S.C

4ª etapa – 25 Maio, Carcavelos, BB Fem

Organização: FPS / Aqua Carca
5ª etapa – 01 e 02 Junho, S. Jacinto, BB Open e BB Dropknee

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.