Home » Cultura » Livros » 50 Livros, 50 Algarves convida a uma Conversa Entre Livros
50 Livros, 50 Algarves convida a uma Conversa Entre Livros

50 Livros, 50 Algarves convida a uma Conversa Entre Livros

O espaço da exposição bibliográfica “50 Livros, 50 Algarves”, no edifício da CCDR Algarve, na Pontinha, em Faro, vai ser palco de mais uma “Conversa entre Livros” na próxima segunda-feira, 22 de outubro (18H00).

A iniciativa que conta com a participação de Alexandra Rodrigues Gonçalves, Luísa Pereira, José António Brito, Emanuel Sancho e Carlos Neves Simões, conhecido alfarrabista farense. convida todos os interessados a levar um livro…

É difícil descrever o que é um livro porque um livro não se descreve, experimenta-se… pode dizer-se uma alquimia de sensações, adicionadas à medida que os nossos olhos avançam na leitura e descodificam a sequência imaginária das letras, palavras, vírgulas, pontos exclamações ou interrogações.

Bastam por vezes algumas poucas palavras para que tudo à nossa volta se apague e se modifique e mergulhemos em enredos e histórias onde somos convidados a participar: como simples espetadores ou como personagens, como argumentistas ou até realizadores. Mas a maior Magia que um livro possui talvez seja a da sua transversalidade e intemporalidade… o passado o presente o futuro, ali nas nossas mãos … um livro não se descreve.

A exposição bibliográfica “50 LIVROS, 50 ALGARVES… ler o património”, inaugurada a 28 de setembro, decorre no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural e congrega mais de uma dezena de entidades do Algarve para comemorar a riqueza e diversidade do património a nível europeu, nacional, regional e local.

Co-organizada pelo Centro Europe Direct Algarve (CIED Algarve), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), pela Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCA), Arquivo Distrital de Faro e as bibliotecas António Ramos Rosa e da Universidade do Algarve, aos quais se associaram entretanto o Seminário de Faro, as bibliotecas municipais de São Brás de Alportel, Vila Real de Santo António, Silves e Lagoa e o Museu do traje Algarvio em S. Brás.

A exposição apresenta obras escritas (algumas 1ªs edições) sobre o Algarve nas diferentes vertentes do Património, ficando aberta ao público até 31 de outubro em simultâneo em diversos locais da região facebook.com/events.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.