Home » Desporto » Automobilismo » 8º Raid do Bucho e Outros Sabores por trilhos da Guarda
8º Raid do Bucho e Outros Sabores por trilhos da Guarda
8º Raid do Bucho e Outros Sabores por trilhos da Guarda

8º Raid do Bucho e Outros Sabores por trilhos da Guarda

A abertura do calendário todo terreno do Clube Escape Livre, arranca com o “8º Raid do Bucho e Outros Sabores” por trilhos da região da Guarda de 17 a 19 de março.

Na edição deste ano, foram desenhados novos percursos, novos locais de visita e novas paisagens para dar as boas vindas aos participantes de todas as marcas e modelos 4×4 e SUV 4×4, para que encontrem sempre motivos de interesse e descoberta da Guarda.

Nesta oitava edição, a adrenalina dos desafios, a história, o convívio e a gastronomia desenrolam-se entre os concelhos da Guarda, Belmonte e Sabugal, onde apenas se mantém como tradição a receção na aldeia de Freineda, com a recriação histórica e grande festa e almoço do bucho.

O centro de operações deste passeio todo terreno turístico e de lazer volta a ser o Hotel Vanguarda, na cidade mais alta. O programa tem início na noite de sexta-feira, dia 17, pelas 22h15, com a visita encenada à Sé da Guarda, pelo grupo Hereditas, e o regresso ao hotel para o briefing, com informações sobre o road-book e utilização de pneus.

A longa etapa de sábado desenrola-se, este ano, a sul do distrito e inclui visitas ao castelo de Belmonte, castelo da Aldeia Histórica de Sortelha e castelo de Sabugal, seguindo para o almoço no restaurante do recente Cró Hotel Rural & Termal SPA. À tarde, o percurso com mais todo terreno conduz até à aldeia de Marmeleiro, na Guarda, onde a caravana pode assistir à cozedura do pão em forno a lenha comunitário, bem como à sua prova e aquisição.

No domingo, após uma ligação ao alto do Jarmelo, de onde se alcança uma paisagem 360º, os novos trilhos passam por Gagos, Castanheira e Paraisal até à chegada à Aldeia Histórica de Castelo Mendo, a visitar. A última etapa faz a ligação à aldeia de Freineda, para a anual cerimónia evocativa das guerras peninsulares com homenagem ao duque de Wellington, e uma extraordinária festa do bucho, que inclui animação, provas gastronómicas e venda de produtos típicos. O passeio termina com o Almoço do Bucho que senta à mesa cerca de 500 pessoas a provar esta e outras iguarias tradicionais da zona raiana.

O 8º Raid do Bucho e Outros Sabores tem como viatura oficial o Dacia Duster 4×4 e o apoio institucional da Junta de Freguesia de Freineda, Turismo do Centro de Portugal e Municípios da Guarda, Belmonte e Sabugal. Conta com o patrocínio da Valorpneu, Bridgestone, First Stop, Spal, TW Steel, IMB Hotels, Intermarché, Águas do Vimeiro e Scutvias. O apoio à divulgação é da Autohoje e Autohoje TT & Aventura, RFM, Diário de Coimbra, jornal A Guarda, Lusomotores, TT Verde e Teatro Municipal da Guarda.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.