Home » Ciência & Tecno » 96% dos portugueses utilizam dispositivos móveis
96% dos portugueses utilizam dispositivos móveis
96% dos portugueses utilizam dispositivos móveis

96% dos portugueses utilizam dispositivos móveis

Portugal é um dos três países da UE com maior penetração das tecnologias de comunicação, 96% dos portugueses têm um dispositivo móvel, segundo dados do Mobile Shopping, Banking and Payment Survey, recentemente desenvolvido pela Nielsen.

O estudo revela que os portugueses são fortes adeptos das novas tecnologias e dos telemóveis, 69% valorizam a liberdade de estarem contactáveis a qualquer momento e em qualquer lugar e 65% dizem que os dispositivos móveis vieram melhorar a sua qualidade de vida.

Mas os inquiridos também admitem que as relações face-to-face estão a ser substituídas por relações “eletrónicas” (69%) e que se sentem sobrecarregados de informação (67%), valorizando os momentos em que não estão conectados (55%).

Este estudo Nielsen revela ainda que 82% recorrem aos dispositivos móveis para aceder ao email (+11pp relativamente à media europeia), 78% para utilizar redes sociais (+16pp comparativamente à media europeia) e 64% para procurar um produto ou serviço (+14pp comparativamente à media europeia).

Segundo o diretor geral da Nielsen Iberia, Gustavo Núñez “os portugueses são early adopters e adeptos das novidades, demonstrando uma taxa de penetração de aparelhos móveis acima da media europeia. No entanto, utilizam-nos sobretudo para consultar o email e as redes sociais. Relativamente às suas contas bancárias, os portugueses utilizam os dispositivos mobile principalmente para consultar o seu saldo ou os movimentos efectuados, mas apenas quatro em cada dez o fazem. E são muito menos aqueles que utilizam atualmente a aplicação do banco.”

As Compras online através de uma app? São uma opção para 70% dos portugueses. Entre os que optam por fazer compras online, mais de metade dizem utilizar os dispositivos móveis para procurar informação sobre um produto ou para comparar preços durante a compra. 42% utilizam estes aparelhos para procurar cupões de desconto ou ofertas e 41% para tomarem decisões de compra mais acertadas.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.