Home » Atualidade » Nacional » A Águas do Algarve passa a gerir o saneamento de águas
A Águas do Algarve passa a gerir o saneamento de águas

A Águas do Algarve passa a gerir o saneamento de águas

Foi assinado em Faro o contrato de concessão, que junta os sistemas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernande

O contrato formalizado entre o Estado Português e a Águas do Algarve, concede por um período de 30 anos, a exploração e gestão do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais do Algarve à empresa Águas do Algarve, S.A., o que viabiliza investimentos importantes para a melhoria dos serviços de águas e para conservar e reabilitar as infraestruturas, reforçando a resiliência do sistema para enfrentar as alterações climáticas.

O projeto desta nova concessão prevê o financiamento de 300 milhões de euros para investimentos, dos quais cerca de metade se destinam a conservação e reabilitação de infraestruturas de abastecimento de água e saneamento de águas residuais.

A empresa Águas do Algarve foi constituída no ano 2000, por fusão das empresas Águas do Sotavento Algarvio, S.A. e a Águas do Barlavento Algarvio, S.A. e foram criados dois sistemas multimunicipais, um para o abastecimento de água e outro para o saneamento de águas residuais. Com o Decreto-Lei 93/2019, de 15 de julho, passará apenas a existir um único sistema multimunicipal juntando o abastecimento de água e o saneamento de águas residuais, numa gestão integrada do ciclo urbano da água.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.