Home » Atualidade » Internacional » A Avaaz apela ao voluntariado para o combate ao Ébola
O combate ao ébola, deveria ser uma prioridade | img: Amnistia Internacional

A Avaaz apela ao voluntariado para o combate ao Ébola

O vírus Ebola está atingir proporções que deveriam fazer agir com muito maior eficácia e rapidez os poderosos do mundo, avança a Avaaz,  a conhecida comunidade de mobilização online, que em comunicado afirma que a escalada da doença na África Ocidental, está atingir números impressionantes e semana após semana, a situação piora.

Baseando-se nas estimativas mais recentes, aquela organização refere que os 1,4 milhões de pessoas, que se estima estejam infetadas até ao final do ano, significam uma escala, ameaçadora para todo o mundo.

Surtos do Ébola anteriormente mais reduzidos, foram contidos, mas atualmente a epidemia tem invadido os sistemas de saúde mais débeis da região. A Libéria por exemplo, tem menos de 1 médico para cada 100 mil pessoas.

Os governos mais poderosos estão a providenciar fundos, para tentar travar o avanço da epidemia, mas sem pessoal médico em número suficiente para atacar localmente a epidemia, não se vislumbra, o minimo sucesso nesse combate.

É aí que a Avaaz a par com outras organizações humanitáriam, entram,  com um apelo via email dirigido a trinta e nove milhões de pessoas, sobretudo a alguns dos milhões de médicos e enfermeiros, apelando à sua disponibilização como voluntários, para ajudar neste combate.

Como exemplo, se apenas 120 médicos se oferecerem como voluntários para a Serra Leoa, esse número equivale ao dobro, dos médicos atualmente se encontram ao serviço naquele país.

Mas o apelo da Avaaz vai muito mais longe, outros voluntários também podem ajudar, por exemplo, técnicos de logística, de sistemas de água e saneamento, trabalhadores de laboratório e trabalhadores de transportes.

Oferecerem-se como voluntários, significa dar mais do que tempo, existe efetivamente o risco, porque o Ebola é altamente contagioso, mas os profissionais de saúde já foram capazes de enfrentar riscos de níveis elevadíssimos e foram bem sucedidos, por isso, de certeza que na vasta comunidade de profissionais de saúde, haverá quem estaja disposto a este desafio.

A Avaaz é uma comunidade de mobilização online que leva a voz da sociedade civil para a política global.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.