Home » Atualidade » Nacional » A Câmara da Amadora reduz a taxa de IMI às Famílias

A Câmara da Amadora reduz a taxa de IMI às Famílias

A Câmara Municipal da Amadora decidiu reduzir a taxa de IMI, dos prédios urbanos avaliados nos termos do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis. O desconto de IMI a ser aplicado pela autarquia vai beneficiar 73.433 famílias e terá impacto no imposto a pagar em 2016.

Com esta decisão, o executivo optou por abranger todos os agregados familiares, reduzindo o IMI para todos os amadorenses, ao invés de beneficiar apenas as 12.203 famílias com filhos (1, 2 ou 3 filhos), referenciadas pela Autoridade Tributária.

Para Carla Tavares, Presidente da Câmara Municipal da Amadora “Com esta medida, a Câmara Municipal da Amadora vai mais além da proposta do Governo em implementar o IMI Familiar, abdicando de uma parcela maior de receita com a redução do IMI para todos os amadorenses, e não só para as famílias com filhos. Consideramos ser uma medida mais justa e coesa, numa conjuntura financeira que se mantém desfavorável para todos os portugueses”, justifica , acrescentando que “o IMI familiar é injusto do ponto de vista das próprias famílias, porque não tem em conta os seus rendimentos, nem o valor do património imóvel.

Após a análise dos vários cenários possíveis, a Câmara Municipal entendeu que a redução da taxa de IMI de 0,37 para 0,36 é uma medida que descrimina positivamente o universo das famílias residentes no município e, nessa ótica, mais equitativa. Com a aplicação desta redução, a Amadora continua a ser um dos municípios da Área Metropolitana de Lisboa com menor taxa de IMI.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.