A CP – Comboios de Portugal, transortou mais de 126 milhões de passageiros, em 2018, um crescimento de 3,5%, correspondente a 4 milhões, segundo dados da companhia, comparados com 2017. Os resultados provisórios, apontam para uma receita na ordem dos 259 milhões de euros em proveitos de trafego, um acréscimo de 9 milhões (3,7%), face a 2017.
Para este crescimento contribuíram os serviços Urbanos de Lisboa, com mais de 87 milhões de passageiros transportados, num crescimento de 5%, e os serviços Urbanos do Porto, com cerca de 22 milhões de passageiros, um aumento de 1,8%, comparativamente com o período homologo anterior.
Nos serviços de Longo Curso viajaram 6,4 milhões de passageiros, mantendo os números registados em 2017, com a receita a verificar um aumento de 3,2%, para um total de 110 milhões de euros.
No serviço regional, a CP transportou cerca de 10,6 milhões de passageiros, o que representa um decréscimo da ordem de 370.000 passageiros face ao período anterior.
Estes resultados, segundo a companhia, “só são possíveis graças ao enorme empenho e dedicação dos trabalhadores do grupo CP, já que se registam num contexto de acrescidas dificuldades operacionais, decorrentes, nomeadamente, da insuficiência de material circulante”.
Para a CP, o ano de 2018, foi igualmente, um período de grandes desafios para a empresa, que fica marcado pela adoção de medidas que permitirão enfrentar o futuro de curto e médio prazo com maior confiança na capacidade de resposta à procura crescente do transporte ferroviário.