Home » Atualidade » Nacional » A criminalidade participada continua a baixar desde 2008!

A criminalidade participada continua a baixar desde 2008!

A violência doméstica e a delinquênia juvenil aumentaram em 2014 segundo os dados do RASI divulgados esta segunda feira, que apontam para uma descida da criminalidade geral na ordem dos 6,7%, quando comparada com 2013.

O relatório foi apresentado em conferência de imprensa por Helena Fazenda, a Secretária Geral do Sistema de Segurança Interna, que colocou o enfâse na criminalidade participada, que em 2014 registou 343.768 participações, menos 24.684 que as verificadas em 2013.

A criminalidade grave e violenta, também apresentou uma baixa na ordem dos 5,4%, menos 1086 participações que em 2013, mas foi nos distritos de Braga, Bragança, Portalegre, Porto, Viana do Castelo e Vila Real, que este tipo de criminalidade registou maiores aumentos.

Ao nível das participações, Lisboa, Setúbal e Porto, são os distritos que em conjunto somaram mais de 50% das participações em todo o país.

O cibercrime ainda não preocupa a tutela, uma variante em que os números não parecem ser significativos, apesar de já terem sido criados departamentos de polícia específicos, para investigar e combater este tipo de crimes.

O crime por homicidio baixou 13%, os carteiristas deram origem a um número superior às 3.721 participações”, os assaltos a bancos, estações de correios, ourivesarias e farmácias, também deminuiram.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.