Home » Economia » Normas & Leis » A Deloitte divulgou hoje a análise fiscal do OE para 2015

A Deloitte divulgou hoje a análise fiscal do OE para 2015

A Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2015 foi recentemente apresentada, na Assembleia da República, tendo como base um cenário macroeconómico de crescimento do PIB de 1,5% e de redução do défice orçamental para 2,7% do PIB, informa hoje a Deloitte em comunicado.

É notório o esforço no combate à fraude e evasão fiscais e uma consolidação das medidas necessárias para o estímulo da competitividade da economia portuguesa. Ficam por conhecer, por enquanto, os termos concretos das Propostas de Lei da Reforma da Tributação das Pessoas Singulares, conhecida por “Reforma do IRS” e da Reforma da Fiscalidade Verde”.

“A Proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano revela a intenção do Executivo em dar alguma estabilidade ao sistema fiscal para as sociedades, que alavanque o investimento e a criação de emprego. Relativamente às Pessoas Singulares, a solução inovadora encontrada pelo Governo de desagravar, total ou parcialmente, a Sobretaxa de IRS tendo como base um crédito fiscal a receber condicionalmente em 2016, com base no excedente da receita do IRS e do IVA, deixa os contribuintes singulares com alguma expectativa”, explica Carlos Loureiro, Tax Managing Partner da Deloitte.

Principais destaques da Deloitte relativamente ao OE2015

– Redução da sobretaxa em sede de IRS, via “crédito fiscal”, dependente do excedente de receitas de IRS e do IVA face ao orçamentado.
– Eliminação da CES para pensões inferiores a € 4.611 e consagração de apenas dois escalões para rendimentos superiores, a que são aplicáveis as taxas de 15% e 40%. Taxa do IRC diminui de 23% para 21%.
– Possibilidade de antecipação do momento da recuperação do IVA sobre créditos reclamados em processo de insolvência de carácter pleno.
– Criação de uma obrigação de comunicação anual de inventários para sujeitos passivos com volume de negócios superior a € 100.000.
– Prorrogação para 2015 das contribuições para o sector bancário e para o sector energético, bem como autorização para a criação de uma contribuição para o sector farmacêutico.

A análise da Deloitte ao Orçamento de Estado para 2015, está disponível na página criada pela consultora: em www.orcamentoestado.com

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.