Home » Economia » Negócios » A Fábrica de Startups celebrou aniversário com “Discoveries”

A Fábrica de Startups celebrou aniversário com “Discoveries”

O Startup Campus powered by Banif, comemorou esta segunda feira o 1º aniversário, com lançamento do novo programa de aceleração de startups “Discoveries”. Celebração, que contou com a presença do Ministro da Economia, António Pires de Lima, teve como mote o empreendedorismo em Portugal.

A Fábrica de Startups que no último ano apoiou mais de 120 empreendedores, acolheu cerca de 42 startups incubadas e realizou mais de 50 eventos, procura orientar os novos empresários na construção e lançamento do seu modelo de negócio.

“2014 revelou-se um grande sucesso, muito devido ao contributo de todos os mentores. Em 2015 lançamos um novo desafio, agora no setor do turismo”, comentou o CEO da Fábrica de Startups, António Lucena de Faria, em jeito de balanço, no seguimento da apresentação do programa Discoveries.

Portugal é reconhecido internacionalmente pelo ambiente favorável ao empreendedorismo, tendo sido o 3º país no ranking de Aceleração de Startups em 2014 e ocupando o 5º lugar entre os países europeus em termos de facilidade na criação de empresas. Segundo os dados do Ministério da Economia, entre 2013 e 2014 foram criadas 35 mil empresas e 50% da empregabilidade foi gerada por empresas com atividade há menos de cinco anos.

O Ministro da Economia, António Pires de Lima, esclareceu, à margem do evento, que “a economia só se cria se houver novos atores no mercado. O desenvolvimento económico de hoje é feito de empresas competitivas capazes de caminhar pelo próprio pé, sendo fundamental que atuem em setores concorrenciais. A atitude de empreendedor prende-se em larga medida na capacidade de trabalhar fora da zona de conforto. Estamos a ver prosperar uma Fábrica que dá um contributo fundamental para a recuperação da economia”, acrescenta.

Na comemoração do primeiro aniversário do Startup Campus powered by Banif foi apresentado um novo programa de aceleração para 15 startups, na área do turismo e tecnologia. Com o patrocínio principal do Turismo de Portugal e o apoio da NOS, o projeto “Discoveries” abre as candidaturas hoje, segunda-feira. O programa arranca em meados de agosto de 2015 e destina-se a projetos nacionais ou estrangeiros.

A sessão contou também com a participação de Jorge Tomé, CEO do Banif, João Cotrim de Figueiredo, o Presidente do Turismo de Portugal e Luís Paulo Tenente, administrador executivo do Banif Capital.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.