Home » Economia » Empresas » A Galp Energia promove projetos do Programa Galp 20-20-20

A Galp Energia promove projetos do Programa Galp 20-20-20

A Galp Energia promove, pelo segundo ano consecutivo, a apresentação de duas dezenas de projetos de investigação aplicada à área da eficiência energética, desenvolvidos em empresas por alunos das universidades de Aveiro, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e do Instituto Superior Técnico, ao abrigo do programa de bolsas Galp 20-20-20, o maior programa nacional de bolsas académicas nesta área.

As apresentações baseiam-se no modelo Elevator Pitch, em que o desafio apresentado é simples, “Imagine que encontra, por acaso, um Administrador da Galp Energia num elevador. Conseguiria vender-lhe o seu projeto de eficiência energética em cinco minutos?” É precisamente este, o tempo que cada aluno terá para apresentar o seu projeto de eficiência.

As apresentações decorrem na sede da Galp Energia e contam com as presenças do Administrador Carlos Costa Pina, administrador executivo responsável pela área da inovação e ligação ao mundo académico, bem como do diretor de investigação e tecnologia da Galp Energia, Carlos Martins Andrade. Estão igualmente presentes representantes de incubadoras de start-ups e de capital de risco, para além de diversos organismos públicos ligados à inovação, à educação, à economia e à eficiência energética.

Os projetos envolvem estudos de eficiência energética em empresas dos mais diversos setores de actividade. Desde o setor dos transportes marítimos, para o qual é proposta uma avaliação energética, ambiental e económica do uso de gás natural liquefeito em navios de carga; ao setor da hotelaria, para o qual são propostas soluções para a melhoria da eficiência energética; no setor dos transportes rodoviários, será apresentado um plano de racionalização de consumos;

Este Programa Galp 20-20-20, lançado inicialmente em 2007, é uma iniciativa exemplar a nível nacional na transferência de conhecimento e de inovação entre o mundo empresarial e académico. Mais de 150 empresas nacionais beneficiam já das soluções de eficiência energética desenvolvidas por bolseiros das principais universidades nacionais.

O Programa atribui anualmente 21 bolsas de investigação de 3.000 euros a 21 alunos para o desenvolvimento destes projetos nas 21 entidades clientes, selecionadas pela Galp Energia.

Os estudos têm como base auditorias às empresas com intuito de racionalizar o seu sistema energético, identificar e recomendar oportunidades de melhoria e, sempre que possível, conceber ferramentas inovadoras de apoio à gestão energética. Os trabalhos são coordenados por uma tripla tutoria: um professor da universidade-membro do Galp 20-20-20 (UA, IST e FEUP), um tutor da entidade participante e um tutor da Galp Energia.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.