Home » Atualidade » Internacional » A Humanidade está a atirar o planeta para o abismo

A Humanidade está a atirar o planeta para o abismo

Um estudo científico recentemente publicado na revista Science, que contou com o contributo de cerca de duas dezenas de cientistas de várias áreas, liderados por Will Steffen da ‘Australian National University’, conclui que as alterações que se estão a verificar no planeta, por ação direta do homem, estão a abreviar o destino da humanidade, havendo indicadores que já ultrapassaram os limites.

A atividade humana, desde o início da revolução industrial até à atualidade, tem provocado alterações irreversíveis na Terra, com destaque para os gases de efeito estufa, a acidificação dos oceanos, a destruição florestal e a degradação da biodiversidade, as principais razões apontadas pelos cientistas.

Segundo Will Steffen em declarações ao Daily Mail, “É muito difícil, fazer uma estimativa exata da escala das alterações que se verificam atualmente. Num único período de vida, a humanidade transformou-se numa força detruidora à escala planetária. O ser humano está a atirar o mundo para o abismo. Alguns limites já estão a ser ultrapassados, colocando a humanidade, numa zona de grande perigo”.

O estudo refere-se às alterações climáticas, ao desaparecimento de espécies, à poluição por gases e fertilizantes. Nos nove limites avaliados, a água limpa, a acidificação do oceano e a camada de ozônio ainda se encontram dentro dos limites, estando no entanto a ser avaliados outros limites que para este grupo de cientistas, já podem ter sido ultrapassados.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.