Home » Saúde » A LPCC lançou novas bolsas de investigação oncológica

A LPCC lançou novas bolsas de investigação oncológica

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) anunciou o reforço do apoio à investigação científica na área de oncologia, com o lançamento de duas novas bolsas.

A iniciativa, que conta com o apoio da ANA Aeroportos de Portugal e dos Laboratórios Pfizer Lda, tem como principal objetivo disponibilizar apoio financeiro a jovens investigadores que apresentem projetos inovadores. A Bolsa LPCC ANA visa incentivar trabalhos na área da oncologia pediátrica e a Bolsa LPCC Pfizer na área do cancro da mama.

A aposta em projetos com aplicação clínica faz parte dos quatro eixos estratégicos que orientam a atuação da LPCC: apoio ao doente e familiares, educação para a saúde, prevenção secundária e investigação. Consciente da importância da investigação científica no âmbito do cancro e da necessidade de apoiar financeiramente os jovens investigadores, a LPCC tem investido de forma continua e consistente no desenvolvimento dos seus projetos e na formação destes profissionais.

Francisco Cavaleiro de Ferreira, Presidente da LPCC, defende que “a investigação oncológica, básica, translacional, clínica e epidemiológica tem permitido enormes progressos na prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro. O apoio dos nossos parceiros é, por isso, essencial para continuarmos a apostar em projetos que marquem pela diferença e que contribuam de forma efetiva para a melhoria da qualidade de vida dos doentes oncológicos”.

Cada bolsa tem o valor pecuniário de 12 mil euros e as candidaturas deverão ser submetidas até 15 de setembro de 2015. Após validação, todos os trabalhos serão avaliados por um júri presidido pelo Presidente da LPCC e composto por cinco elementos com experiência na área oncológica.

Os critérios de avaliação baseiam-se na pertinência e relevância do projeto, impacto, entidade responsável, originalidade, nível de investigação e rigor científico. Para mais informações, é possível consultar os respetivos regulamentos no site da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC)

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.