Home » Ciência & Tecno » Tecnologia » A NOS demonstra as potencialidades do 5G na FIL
A NOS demonstra as potencialidades do 5G na FIL

A NOS demonstra as potencialidades do 5G na FIL

A NOS leva, à FIL, nos próximos três dias, o futuro das comunicações móveis com a primeira demonstração das potencialidades do 5G, em ambiente real. Como parceiro do Portugal Smart Cities Summit, o maior evento nacional dedicado às cidades inteligentes, a NOS vai ainda mostrar o impacto da transformação digital nas cidades portuguesas.

De acordo com Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, “A NOS tem uma perspetiva abrangente da tecnologia 5G e quer pô-la ao serviço das empresas, das instituições públicas e dos consumidores, também enquanto cidadãos. Nesse contexto, o envolvimento no maior fórum de cidades inteligentes do país constitui uma oportunidade de relevo para demonstrar as nossas soluções e o valor que, em conjunto com os municípios e entidades, podemos trazer a Portugal.”

Num futuro próximo, o 5G será um enabler para tornar as cidades inteligentes em sociedades super inteligentes. Mas o futuro que se ambiciona cria-se hoje, e por isso a NOS está empenhada na construção desse caminho tornando, com o apoio de parceiros de referência, as cidades portuguesas mais seguras, eficientes, sustentáveis, competitivas e próximas das pessoas.

Em parceria com a Huawei, a NOS está a realizar uma demonstração em 5G live, que materializa a condução remota de veículos, simulando uma situação de segurança e emergência. A demonstração evidenciará a diferença que a nova geração de comunicações móveis aporta ao nível de tempo de resposta (latência).

Esta demonstração evidencia a aplicação da tecnologia no âmbito da segurança na comunidade, perspetivando o que pode ser, no futuro, a capacidade de resposta e autonomia dos serviços de prevenção e combate a situações de emergência.

Ao longo dos três dias do evento, responsáveis da NOS darão também o seu contributo para reflexão e debate sobre temas relacionados com os desafios e oportunidades das cidades portuguesas perante a transformação digital e o caminho para o 5G, bem como, as soluções e tendências para as Smart Cities, a Mobilidade Inteligente, Cibersegurança e Eficiência de Recursos.

No Portugal Smart Cities Summit, a operadora tem em exposição permanente soluções em cinco grandes áreas: Ambiente, Energia, Resíduos, Mobilidade e Segurança. Para levar a cabo as demonstrações 5G real a NOS solicitou à ANACOM espectro na banda dos 3.5Ghz para as necessárias comunicações móveis.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.