A preferência dos Portugueses pelos produtos nacionais

A preferência dos Portugueses pelos produtos nacionais

264

O estudo recentemente desenvolvido pela Nielsen, empresa global de gestão de informação, demonstra que em algumas categorias os portugueses têm preferência pelos produtos nacionais.

Fruta, Vegetais e Carne, são as categorias onde há uma maior tendência por optar por produtos locais e estas são também as principais escolhas dos europeus. O leite também é um produto bastante procurado no que se refere aos produtos nacionais.

Sobre os motivos que levam os portugueses a optar por produtos nacionais, o estudo revela que a grande maioria toma esta opção de forma a ajudar a impulsionar o comércio local e consequentemente a economia nacional. Para cerca de 41% dos inquiridos, as marcas globais são mais caras face aos produtos nacionais. E para 56% o fator mais importante é ter um preço mais baixo, não olhando ao fato de ser um produto nacional. 58% consideram ainda que as marcas globais são mais inovadoras comparativamente com os produtos nacionais.

Para 24% dos inquiridos, a origem do produto é mais importante do que o packaging, no entanto a maioria considera que o preço, as promoções ou a oferta de produtos são tão importantes como a origem do produto.

Já os fatores mais contribuem para a compra de marcas globais são a relação preço-qualidade (62%), sendo também fundamentais as promoções (45%) e a experiência anterior com o produto (42%).
No que se refere, aos produtos nacionais os fatores mais importantes são igualmente a relação preço-qualidade (50%), a experiência anterior com o produto (35%) e as promoções (32%). O que demonstra como é fundamental promover a experimentação dos produtos junto dos consumidores.

As compras online demonstram que em relação às marcas globais os telemóveis são a categoria mais procurada (58%), seguindo-se os computadores (55%) e o vestuário/sapatos (40%). Já no que se refere aos produtos nacionais as categorias mais procuradas são a alimentação e bebidas (36%) assim como o vestuário/sapatos (34%).

O estudo da Nielsen também revela que os consumidores optam por E-commerce essencialmente por uma questão de preço (65%), sendo a conveniência um fator igualmente importante (54%). O fato dos produtos não estarem disponíveis no comércio tradicional (42%) também é um fator a ter em atenção.

O dia da produção nacional, comemorado a 26 de abril, é uma data que tem como objetivo sensibilizar a população portuguesa para a importância social e económica dos produtos nacionais.

Sobre a Nielsen

A Nielsen N.V. (NYSE: NLSN) é uma empresa global de gestão de informação, que proporciona uma visão completa sobre o que o consumidor vê e compra. A área Watch da Nielsen oferece aos seus clientes de media e publicidade, serviços de medição de audiência (Total Audience) de qualquer dispositivo, em que é possível ter acesso a conteúdos (vídeo, áudio, texto). A área Buy oferece aos fabricantes e retalhistas de bens de grande consumo uma visão global única do desempenho da indústria. Ao integrar informação das áreas de Watch, Buy e outras fontes de dados, a Nielsen disponibiliza aos seus clientes uma medição de primeiro nível, bem como análises avançadas que contribuem para o crescimento do negócio. A Nielsen, empresa conceituada na Standard & Poors 500, está presente em mais de 100 países, representando 90 por cento da população mundial.

Partilhe:



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*


CAPTCHA Image

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

O site 'ipressJournal' utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação do visitante. LER MAIS

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close