Home » Ambiente & Natureza » A Sociedade Ponto Verde, lança campanha “Recicla Mitos”
César Mourão e Nuno Markl, participam na campanha “Recicla Mitos”

A Sociedade Ponto Verde, lança campanha “Recicla Mitos”

A Sociedade Ponto Verde, com a ajuda dos humoristas César Mourão e Nuno Markl, vai ajudar a esclarecer dúvidas através da sua nova campanha “Recicla Mitos”.

Constituída por quatro filmes de 1 minuto e meio, a “Recicla Mitos” chega às salas de cinema, à televisão, canais AXN, TVCine, TVSeries e à Internet, site, facebook e canal youtube da Sociedade Ponto Verde, no próximo dia 12 de março.

César Mourão e Nuno Markl são os protagonistas de quatro episódios que visam desmistificar alguns mitos associados à reciclagem de resíduos de embalagens. Os humoristas aparecem de rompante junto de pessoas comuns, em situações do dia-a-dia, explicando o que acontece às embalagens usadas que separamos em nossas casas e os benefícios de fazer a separação das mesmas.

Do mesmo realizador da série televisiva “Sal”, Telmo Martins, os quatro filmes pretendem desmistificar a ideia de que os resíduos depositados nos ecopontos são misturados no camião que os transporta até aos centros de recolha e triagem; explicar que a reciclagem não é causadora de desemprego, mas antes geradora de postos de trabalho; tirar dúvidas sobre gestos de reciclagem; e, por último, esclarecer sobre a presença de ecopontos disponibilizados em território nacional.

«Em 2014 as embalagens usadas enviadas para reciclagem atingiram o valor mais elevado de sempre. A Sociedade Ponto Verde encaminhou para reciclagem 419 mil toneladas de embalagens recuperadas no fluxo urbano. Os resultados alcançados são o resultado do empenho de todos os parceiros do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens e da população portuguesa que, fruto das campanhas de sensibilização desenvolvidas ao longo dos últimos anos, desempenharam um papel crucial para que a reciclagem crescesse em Portugal. Certamente que esta será mais uma campanha que ficará na memória de todos e que irá remover algumas barreiras a quem ainda tem dúvidas quanto à reciclagem», sublinha Luís Veiga Martins, Diretor Geral da Sociedade Ponto Verde.

«Suponho que um dos sinais da eficácia de uma campanha é quando as primeiras pessoas a aprender alguma coisa com ela são as que a fazem. Fazer estes filmes com o César foi imoralmente divertido, mas para além disso senti-me muito mais alerta para algumas questões ligadas a um tema que importa a todos, o da reciclagem. Espero que toda a gente se divirta também a ver e que desfaça alguns mitos teimosos sobre o assunto», salienta Nuno Markl.

«Espero que ter participado nesta campanha de sensibilização e esclarecimento dos mitos ajude cada vez mais a que as pessoas reciclem não só o lixo como a sua mentalidade», refere César Mourão.

Para além das salas dos cinemas NOS, os filmes poderão ser vistos no AXN, TV Cine 1,2,3, e 4 e TV Series, no Facebook, no Canal Youtube e no site da Sociedade Ponto Verde. (Ficha técnica em baixo).

Os mitos que estão na base dos filmes foram selecionados a partir de algumas das dúvidas levantadas pela população no âmbito da Missão Reciclar, a maior iniciativa de sensibilização para a reciclagem de embalagens alguma vez realizada em Portugal.

Desde Dezembro de 2013, a equipa da Missão Reciclar já bateu à porta de 1,5 milhões de lares de norte a sul do País, falou com mais de 280 mil pessoas e equipou 235 mil lares com ecopontos domésticos. A ação tem sido desenvolvida pela Sociedade Ponto Verde em coordenação com os Municípios e os Sistemas Municipais, proporcionando as condições para que um número cada vez maior de portugueses possa separar e encaminhar os seus resíduos de embalagem para reciclagem.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.