Home » Sociedade » Escolas e universidade » A UNAVE – AV anuncia Formação em Cibersegurança
A UNAVE da Universidade de Aveiro, promove o plano de formação em Cibersegurança, destinada a empresários e outros decisores.

A UNAVE – AV anuncia Formação em Cibersegurança

A UNAVE da Universidade de Aveiro, promove o plano de formação em Cibersegurança, destinada a empresários e outros decisores.

A primeira ação de formação que tem lugar no próximo dia 22 de novembro, vai ser ministrada pelos especialistas da CIIWA – Competitive Intelligence & Information Warfare Association, João Gaspar e Fernando Amorim.

A último módulo de formação, de nível avançado, especialmente dirigida a quadros e responsáveis técnicos, está agendada para abril e maio de 2020.

Trata-se do início de um ciclo de ações de formação, sensibilização e informação em matérias relacionadas com a segurança no ciberespaço (vulgo Cibersegurança), concebido e organizado pela UNAVE – Associação Para a Formação e Investigação da Universidade de Aveiro.

Sob a coordenação científica e pedagógica do professor Hélder Gomes, da Universidade de Aveiro, o plano de formação, que está previsto estender-se até maio do próximo ano, encontra-se estruturado em três níveis, executivo, intermédio e avançado, em função dos públicos a que se destinam.

As formações do primeiro nível, pensadas para decisores, líderes empresariais, gestores e decisores de primeira linha, decorrerão nos meses de novembro e dezembro e dividem-se em quatro módulos, Cibersegurança para decisores; Cibercrime, ciberriscos e as empresas; RGPD para decisores; e Engenharia social: como proteger o fator humano, num total de 14 horas, que tanto podem ser frequentados isoladamente ou em bloco.

As duas formações do nível intermédio terão inicio em janeiro de 2020 e destinam-se tanto a utilizadores finais como a quadros das empresas com responsabilidades de gestão: (1) Gestão da Segurança da Informação: fundamentos e implementação, com a duração de 20 horas; e (2) Boas práticas de Cibersegurança na ótica do utilizador, abrangendo ainda as redes sociais e perfazendo 14 horas.

Por fim, a formação de nível avançado e, por isso, especialmente adequada a quadros e responsáveis técnicos das empresas que desejem aprofundar os seus conhecimentos, será dedicada à gestão integrada dos múltiplos aspetos da Cibersegurança (Ameaças, riscos e impacto; Conceitos, princípios e arquitetura; Boas práticas e políticas de Cibersegurança; Controlos tecnológicos; Awareness e boas práticas para utilizadores; Análise forense e resposta a incidentes; e Implementação CISO – responsável pelo sistema de gestão de segurança de informação). Esta formação terá início em abril do próximo ano e consta de 36 horas de formação presencial.

Inscrições e informação mais detalhada disponíveis em https://www.unave.pt/?formacao=formacao-em-ciberseguranca-nivel-executivo

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.