Home » Sociedade » Escolas e universidade » A Universidade NOVA de Lisboa incentiva a Academia a Pedalar
A Universidade NOVA de Lisboa incentiva a Academia a Pedalar
Parque de Bicicletas frente â Reitoria da Universidade NOVA

A Universidade NOVA de Lisboa incentiva a Academia a Pedalar

Reitor da UN António Rendas

António Rendas – Reitor da UN

Alunos, docentes e colaboradores da Universidade NOVA de Lisboa, vão dispor de um serviço de transporte mais saudável, ecológico e económico, para se deslocarem no dia a dia.

A iniciativa que decorre sob o mote “A Academia a Pedalar” pretende incentivar novos hábitos nas deslocações regulares na cidade de Lisboa, “com a disponibilização das primeiras 100 bicicletas para alugar já no início do próximo ano letivo”.

Segundo a nota daquela Instituição de Ensino Superior, esta iniciativa que prevê disponibilizar de forma faseada até 300 bicicletas, “enquadra-se no projeto U-Bike Portugal, coordenado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes”.

Das 300 unidades que vão ser disponibilizadas, 120 são elétricas, com tecnologia pedelec, a assistência do motor elétrico é ativada pelo pedalar do utilizador da bicicleta e 180 convencionais, sendo que em cada uma destas gamas serão disponibilizadas bicicletas de quadro dobrável, mais fáceis de transportar e arrumar.

O Projeto NOVA U-Bike Portugal será implementado de forma faseada, tendo sido já iniciadas alterações ao nível de infraestruturas para a colocação de rampas para circulação de bicicletas e está também em curso a instalação de 387 estacionamentos para bicicletas no exterior e nos parques subterrâneos do Campus de Campolide e da FCSH – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, para maior articulação com outros modos de transporte públicos.

Segundo Miguel de Castro Neto, coordenador da NOVA U-Bike Portugal “a participação da NOVA neste projeto mostra um dos eixos da nossa missão social. Estamos ativamente a promover a mudança de comportamentos e de mentalidades. Acresce que o nosso Campus é servido por uma das principais ciclovias de Lisboa, o que nos dá a base para criarmos as adequadas condições para o maior uso da bicicleta como meio de transporte alternativo diário que, como é do conhecimento geral, tem inúmeros benefícios para o bem-estar dos utilizadores e para a sustentabilidade ambiental.”

A associação ao Projeto U-Bike Portugal integra-se na política de responsabilidade da NOVA, através da qual a universidade tem vindo a apoiar iniciativas de mobilidade suave e sustentável.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.