Home » Saúde » A utilização de Lentes de Contato no Halloween

A utilização de Lentes de Contato no Halloween

Aproxima o Halloween ou o popular Dia das Bruxas, festa que exige um visual perfeito criado com imaginação, um guarda-roupa a rigor, uma dose generosa de maquilhagem, acessórios extravagantes e em muitos casos, lentes de contacto coloridas.

Esta é uma festa única e de caraterísticas muito particulares, porque os foliões recorrem facilmente ao uso de lentes de contacto.

A Alcon, empresa líder nos cuidados de saúde ocular, adianta que mesmo que por motivos cosméticos, o utilizador deve recorrer a um profissional da visão, para avaliar as condições de utlização.

“Em períodos festivos como o Halloween é frequente assistir a um aumento da procura de lentes coloridas, o que demonstra que os utilizadores estão sensibilizados para os benefícios do recurso aos profissionais da visão, para assegurar a sua saúde ocular.

O processo de adaptação de lentes de contacto deve ser conduzido por um profissional da visão, pois estão envolvidos vários fatores que devem ser considerados sob o risco de pôr em causa a saúde ocular, no momento da escolha da lente ideal“ comenta a Dra. Diana Lourenço, optometrista da Optica Boavista, no Porto.

Preocupada com a utilização descuidada de lentes de contato, a Alcon avança com um conjunto de recomendações que visam prevenir as consequências de uma utilização incorreta daquele tipo de lentes:

RECOMENDAÇÕES:

1.- Lavar sempre as mãos. Antes de manusear, colocar ou retirar as lentes de contacto, as mãos devem estar bem lavadas com um sabão neutro que não contenha óleos, creme ou perfume e devem estar secas com uma toalha limpa.

2.- No caso de utilizar cosméticos, a maquilhagem deve ser feita depois de colocar as lentes de contacto. Da mesma forma, só se deverá desmaquilhar depois de retirar as lentes de contacto.

3.- Evitar produtos que contenham aerossol. Evite utilizar produtos como laca para o cabelo antes de colocar as lentes de contacto, pois o aerossol pode causar irritação e ardor nos olhos

4.- No caso de retocar a maquilhagem, não utilizar saliva; Nunca utilize saliva com as suas lentes de contacto.

5.- Cuidar da higiene das lentes. É muito importante limpá-las corretamente com produtos de limpeza e manutenção após cada utilização. Enxaguá-las com uma solução desinfetante que elimine os depósitos de proteínas e lípidos que se possam ter acumulado;

6.- Não dormir com as lentes de contacto. Depois da festa retire-as antes de se deitar.

7.- Substituir as lentes de contacto de acordo com as indicações de uso dadas pelo profissional da visão. Se forem lentes reutilizáveis, deve realizar a limpeza e manutenção adequadas.

8.- A hidratação do olho humano é essencial para a visão. Caso existam problemas de secura ocular, consultar um profissional da visão.

9.- Comprar as lentes de contacto apenas em locais autorizados e sob a supervisão de um profissional da visão;

10.- Não partilhar as lentes. As lentes de contacto são de uso individual.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.