A Volvo comemora o 50º Aniversário do icónico 164

A Volvo comemora o 50º Aniversário do icónico 164

422

A história do icónico Volvo 164 remonta aos anos 50, numa altura em que nos planos da Volvo já germinava a ideia de construir um conceito de modelo mais exclusivo, com um design mais largo. A marca sueca planeava então, apresentar um modelo V8 potente, com grelha vertical.

Este projeto não se viria a concretizar pois em 1960, um estudo indicava que os modelos mais compactos seriam o futuro, especialmente no mercado norte-americano. No entanto, em 1966, o lançamento da gama Volvo 140, traria novas ideias sobre a forma de conseguir combinar prestigio e tamanho compacto.

Jan Wilsgaard, Chief Designer da Volvo de então, resolveu manter o chassis da gama 140 e usar a frente criada para o tal projeto 358 do final dos anos 50. Com o Iron Mark da Volvo em posição proeminente da mesma forma diagonal como no primeiro Volvo de 1927 e à semelhança do que vemos nas estradas hoje em dia.

O chassis do 140 seria também extendido em 10 cm do pára-brisas para a frente. Esta medida foi necessária para criar espaço para o novo motor, denominado de B30, uma unidade com 3 litros de capacidade e 145 cv graças aos dois carburadores Zenith-Stromberg.

Os pormenores eram claramente mais luxuosos que a gama 140, com um tecido grosso de lã nos assentos, tapetes de tecido e o banco traseiro projetado para duas pessoas, com um apoio de braço suspenso no centro. Após o primeiro ano de produção, foram feitas melhorias no 164 com introdução de estofos em couro, lâmpadas de halogéneo e encostos de cabeça. Nos EUA, o modelo possuía ainda vidros elétricos, teto panorâmico, ar condicionado e vidros escurecidos.

Em Julho de 1969, quando a revista Americana Car and Driver ensaiou o Novo Volvo podia-se ler: “O Volvo para o qual as pessoas estão a olhar rouba visitantes aos showrooms da Buick, da Oldsmobile e da Mercedes, e isso está a acontecer. Os novos clientes da Volvo são vários tipos de profissionais – doutores, advogados, dentistas… pessoas que têm capacidade para algo diferente.”

Um anúncio americano da Volvo estava ligado ao mesmo tema: “O Automóvel de Luxo que mostra que tem mais do que dinheiro”.

O Volvo 164 passou por diversas melhorias ao longo do seu ciclo de vida, com a inclusão de algumas características inovadoras como injeção de combustível eletrónica (a partir do modelo de 1972).

A última versão foi o modelo de 1975, e todos os automóveis produzidos nesse ano foram exportados para os Estados Unidos. Nessa altura, o seu sucessor, modelo Volvo 264, já tinha iniciado a sua produção.

Partilhe:



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*


CAPTCHA Image

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

O site 'ipressJournal' utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação do visitante. LER MAIS

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close