Home » Cultura » Geral » Abertas as candidaturas ao Prémio Maria Veleda 2018
Abertas as candidaturas ao Prémio Maria Veleda 2018

Abertas as candidaturas ao Prémio Maria Veleda 2018

A 5ª edição do Prémio Regional «Maria Veleda», uma iniciativa da Direção Regional de Cultura do Algarve, tem candidaturas abertas até 15 de Setembro.

Esta distinção, associada à Igualdade de Género, Cidadania e não Discriminação, recorda e homenageia a algarvia Maria Carolina Frederico Crispim (1871-1955) com o pseudónimo «Maria Veleda», propondo-se destacar e reconhecer o mérito de personalidades algarvias cujo longo percurso cultural e cívico as tenha revelado como protagonistas de intervenções particularmente relevantes e inovadoras no Algarve.

O Prémio enquadra projetos e atividades que se destaquem no âmbito da cidadania e igualdade de género, do combate à exclusão social, do combate à desertificação no interior da região, educação pela arte, valorização do património imaterial (tradições, memórias e identidade), revitalização dos núcleos e edifícios históricos e, ainda, no desenvolvimento de projetos multidisciplinares, multiculturais e projetos em rede.

Neste novo ciclo do prémio, o júri do concurso é composto pelas seguintes individualidades:

Alexandra Rodrigues Gonçalves – Diretora Regional da DRC Algarve
Gonçalo Pescada – Professor de Música
João Guerreiro – Professor Universitário
José Gameiro – Director Científico do Museu de Portimão
Manuel Brito – Editor
Margarida Tengarrinha – Artistas Plástica e Professora
Maria Augusta Casaca – Jornalista
Natividade Monteiro – Professora e Investigadora
Pedro Ferré – Professor Universitário

Qualquer cidadão ou instituição regional, pública ou privada, poderão apresentar as propostas a serem enviadas via postal para a sede da Direção Regional de Cultura, na Rua Dr. Pinheiro e Rosa, nº 1, 8005-546 Faro, ou entregues presencialmente.

O Prémio tem associado um valor de 5.000€ e uma medalha comemorativa, produzida pela NOVACORTIÇA, que considerou, mais uma vez, apoiar esta distinção.

O Regulamento e o respetivo Formulário para a inscrição da candidatura poderão ser acedidos em cultalg.pt/pt/MariaVeleda/ ou solicitados na Direção Regional de Cultura do Algarve.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.