Home » Atualidade » Nacional » Ação de alerta para o consumo de álcool no local de trabalho

Ação de alerta para o consumo de álcool no local de trabalho

Oliveira de Azeméis promoveu uma ação de sensibilização sobre Alcoolismo, no âmbito das comemorações do Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, que decorreu a 28 de abril, a iniciativa teve como objetivo, contribuir para a redução do impacto dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais e para a valorização da segurança e saúde do trabalho.

A iniciativa, realizada em parceria com o Centro Médico da Praça e a Associação Alcoólicos Anónimos, decorreu no Cineteatro Caracas e abordou o problema do alcoolismo nas vertentes, profissional, pessoal e familiar.

Para Rodrigo Silva, o médico de medicina no trabalho “O consumo excessivo de bebidas alcoólicas, além de prejudicar a saúde, pode ser responsável por acidentes no trabalho, alterações psicológicas e perturbações na relação com os outros trabalhadores”.

“Trabalhar com álcool no sangue pode levar à falta de concentração, a quedas, a comportamentos violentos e a conflitos laborais», disse, adiantando que «cerca de ¼ dos acidentes de trabalho são resultantes do consumo excessivo de álcool”.

Da ação de sensibilização, que pretendeu contribuir para uma maior reflexão e consciencialização sobre os perigos inerentes à ingestão de álcool e outras drogas no trabalho, concluiu-se que o consumo de bebidas alcoólicas tem vindo a aumentar nos últimos anos. No entanto é fundamental a adoção de medidas preventivas.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.