Home » Atualidade » Nacional » Ação do projeto TransforMAR em Armação de Pera
Ação do projeto TransforMAR em Armação de Pera

Ação do projeto TransforMAR em Armação de Pera

Está a decorrer na praia de Armação de Pêra, no Algarve, uma ação do projeto “TransforMAR”, iniciativa que visa sensibilizar os veraneantes para a importância de um comportamento mais responsável e para os princípios da economia circular. Uma iniciativa que conta com o apoio do Lidl Portugal, da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), da Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos (Amb3e), da Quercus e da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Esta iniciativa que em Armação de Pêra foi acompanhada pelo Secretário de Estado do Ambiente, Eng. Carlos Martins, pelo Presidente da Junta de Freguesia de Armação de Pêra, Dr. Ricardo Jorge dos Santos Pinto e pelas entidades parceiras, está a percorrer as praias de norte a sul do país numa grande campanha de recolha de resíduos plásticos, transformando os resultados da recolha em benefícios diretos para as praias e comunidade, evitando que o seu destino final seja o mar.

E se os resíduos plásticos produzidos em praias pudessem ser transformados em aparelhos de circuito de atividade física para equipar as próprias praias? O projeto “TransforMAR“ quer que isso aconteça.

Com uma forte política de sustentabilidade e sentido de responsabilidade social corporativa, o Lidl Portugal, a ABAE, a Amb3E, a Quercus e a APA promovem o projeto “TransforMAR“, um projeto único de sensibilização da importância de boas condutas em praia e para os princípios da economia circular, através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício dos materiais plásticos. O seu propósito é o de desafiar os veraneantes a dar um destino adequado aos seus materiais e resíduos plásticos, produzidos enquanto usufruem do seu tempo em praia. Desta forma serão garantidas não só praias mais limpas, como um comportamento mais responsável por parte dos veraneantes.

Desde o dia 15 de junho que o projeto “TransforMAR“ está a percorrer as praias, de norte a sul do país, através da disponibilização de um depósito próprio onde os veraneantes devem colocar o seu plástico – o plasticódromo – para que o mesmo possa ter uma nova vida e não acabe no mar. O depósito permanece uma média de três dias em cada praia e tem a particularidade de informar o número de artigos recolhidos a cada hora, dando ainda a conhecer à comunidade o respetivo peso em kilos, a cada novo dia.

Motivados pelos princípios da economia circular e com o objetivo de que todos os resíduos de plástico gerados ou encontrados num dia de praia sejam depositados no plasticódromo, este projeto Lidl assegura que os plásticos recolhidos serão transformados em aparelhos de circuito de atividade física, entregues às respetivas praias onde decorreu a recolha. A escolha deste novo destino atribuído ao plástico, parte do propósito de aliar estilos de vida saudáveis a escolhas responsáveis. Também neste sentido, o projeto “TransforMAR”, acompanhará o calendário do Campeonato Nacional de Voleibol de Praia, da Federação Portuguesa de Voleibol.

Esta ação em praia tem ainda uma componente que pretende reconhecer e distinguir o bom comportamento dos veraneantes. Aqueles que demonstrarem ter uma boa conduta ambiental, uma correta proteção solar e um cuidado apropriado com a exposição ao sol na praia, poderão ser “descobertos” pelos olheiros do Lidl Portugal, sendo premiados com vales de desconto nas lojas Lidl, entre outros prémios.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.