Home » Atualidade » Nacional » Albufeira instala desfibriladores na via pública
Albufeira instala desfibriladores na via pública

Albufeira instala desfibriladores na via pública

Albufeira posiciona-se como o primeiro municipio português a disponibilizar desfibriladores na via pública, acessível a qualquer cidadão que tenha formação em Suporte Básico de Vida e DAE, para assegurar uma resposta rápida em situações de paragem cardiorrespiratória.

O projeto “Autarquia Segura” promovido pelo Municipio, entregou na passada segunda feira certificados e cartões “Operacional DAE – Desfibrilhação Automática Externa”, a 71 socorristas que receberam previamente, formação em Suporte Básico de Vida (SBV) e Desfibrilhação Automática Externa (DAE).

Cada socorrista está afeto a um dos 13 equipamentos DAE instalados em locais estratégicos do concelho e em duas viaturas, com o objetivo de assegurar uma resposta imediata em caso de paragem cardiorrespiratória.

Os socorristas de proximidade, civis, funcionários municipais, e elementos da GNR, Polícia Municipal e Bombeiros de Albufeira, estão preparados para operar com os desfibrilhadores instalados na via pública e nos dois veículos, da Polícia Municipal e dos Bombeiros Voluntários.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, afirmou na ocasião: “Agradeço a disponibilidade de todos os voluntários que participaram nesta formação. Ao todo, já foram formadas cerca de 170 pessoas, incluindo operacionais dos Bombeiros Voluntários e militares da Guarda Nacional Republicana. Temos interesse em criar mais grupos de formação, uma vez que quanto mais pessoas souberem utilizar os DAE, maior será a taxa de sucesso do programa e, consequentemente, mais vidas serão salvas”, salientou aquele rsponsável autárquico.

Os equipamentos DAE estão em cabines especialmente preparadas para o efeito e sinalizadas, junto a edifícios âncora, como são algumas estruturas municipais, e em locais com grande afluência de pessoas: Rua do Município (em frente à Câmara Municipal); Pavilhão Desportivo de Albufeira/ Estádio Municipal; Piscinas Municipais/ Campos de treinos do Imortal F.C./ Quinta da Palmeira; Av. Sá Carneiro (Oura); Avenida da Liberdade (Farmácia Alves Sousa); Av. 25 de Abril (Posto da GNR na Baixa da cidade); Miradouro do Pau da Bandeira; Freguesia de Ferreiras (rotunda); Freguesia da Guia (junto à capela); Freguesia de Olhos de Água (antiga Junta de Freguesia); Freguesia de Paderne (Praça Nova).

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.