Home » Desporto » Competições » Algarve de lés a lés com a Algarviana Ultra Trail (ALUT)
Algarve de lés a lés com a Algarviana Ultra Trail (ALUT)

Algarve de lés a lés com a Algarviana Ultra Trail (ALUT)

A Vila de Alcoutim no Algarve, vai ser palco de partida da Algarviana Ultra Trail (ALUT), a corrida mais longa que se corre em Portugal. Os 60 atletas de 6 nacionalidades vão percorrer 300km pelo interior e pontos mais elevados do Algarve, uma prova que terá uma duração de 72 horas, com chegada a Sagres.

A Algarviana Ultra Trail, a “prova que vai pôr o Algarve à prova”, tem início às 18H30 de 30 de novembro, em Alcoutim junto ao Rio Guadiana, e termina a 3 de dezembro no Cabo de São Vicente, em Vila do Bispo.

Pelo caminho os 60 atletas vão percorrer as serras do Caldeirão, Espinhaço de Cão e Monchique. Atravessam 9 concelhos, Alcoutim, Castro Marim, Tavira, São Bras de Alportel, Loulé, Silves, Monchique, Lagos e Vila do Bispo, seguindo a Via Algarviana, um percurso pedestre de longa distância classificado como Grande Rota (GR13). A prova decorre sobretudo em zonas florestais, com o principal objetivo de promover o interior algarvio como produto turístico alternativo à habitual escolha do destino para praia.

“É um evento desportivo de trail running que vai percorrer a região de um extremo ao outro dando a conhecer a beleza do seu interior e decorre na sua quase totalidade na Via Algarviana. A participação no evento está limitada a um máximo de 60 atletas por uma questão de segurança. Temos especial cuidado no acompanhamento dos atletas, recomendando que os participantes tenham já experiência em provas de 100 milhas ou distâncias similares. É otimista se dissermos que 20 chegam ao fim”, explica Germano Magalhães, presidente assembleia geral da associação desportiva Algarve Trail Running (ATR), principal organizadora do evento.

O Presidente da Câmara de Alcoutim, Osvaldo dos Santos Gonçalves, acredita que a aposta no Turismo de Natureza e em concreto provas como esta irão permitir uma maior projeção da região e representam um meio de combate à sazonalidade e consequentemente para o melhoramento da economia local.

A Via Algarviana está inserida maioritariamente no interior algarvio, tem história, natureza e um percurso de excelência para a prática de várias atividades desportivas. Uma combinação de fatores que atraíram inscritos de países como – Portugal, Espanha, Brasil, Equador, Uruguai, Escocia. Os portugueses representam o grosso dos inscritos, com atletas de norte a sul do país e ilhas.

O ALUT é organizado pela ATR – Algarve Trail Running e pela RTA – Região de Turismo do Algarve, em parceria com a ANA – Aeroportos de Portugal e Ada – Águas do Algarve, com o apoio da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve e o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude.

A equipa da ATR – Algarve Trail Running responsável pela organização e direção do ALUT é reconhecida pelo organização de outros eventos de trail running, entre outros, o UTRP – Ultra Trilhos Rocha da Pena e o Trail Ossonoba.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.