Aliança para a Juventude pretende impactar milhões de jovens

Aliança para a Juventude pretende impactar milhões de jovens

919

A Aliança Global para a Juventude (Global Alliance for YOUth) anunciou hoje a sua ambição de impactar seis milhões de jovens, ajudando-os a construir as suas competências para a empregabilidade.

A Aliança Global para a Juventude é um movimento de empresas com uma orientação comum: a paixão por trabalhar em conjunto para ajudar os jovens em todo o mundo a obterem as competências necessárias para prosperar no mundo do trabalho, hoje e no futuro.

De acordo com o Fórum Económico Mundial, mais de 60% das crianças que ingressam hoje no ensino básico vão ter empregos que ainda não existem atualmente. Ao mesmo tempo, o Banco Mundial estima que 60% da população continua excluída da crescente economia digital. Quatro mil milhões de pessoas em todo o mundo continuam sem acesso à internet.

A edução tradicional, quando disponível, já não prepara os jovens para o mundo do trabalho atual e futuro. Convencidas de que as empresas têm uma enorme oportunidade para desenvolver e distribuir a maior comunidade de talento e capital humano que já esteve disponível na história da humanidade, 20 companhias privadas internacionais decidiram unir forças na Aliança Global para a Juventude para construir um futuro melhor para as gerações mais novas.

“A Global Alliance for YOUth representa o nosso esforço conjunto para dotar os jovens com o conhecimento e as capacidades necessárias para trabalhar no século XXI. As nossas empresas estão comprometidas em apoiar, desenvolver e aconselhar programas que permitam aos jovens transitar com sucesso do sistema de ensino e de estágios para o mundo do trabalho, desenvolvendo uma mentalidade virada para o empreendedorismo”, disse Laurent Freixe, CEO Nestlé para a Zona Américas.

Até à data, foram 20 as companhias multinacionais que se juntaram a esta aliança como membros fundadores: ABB, Adecco, BBVA, Cargill, Cemex, Engie, EY, Facebook, Firmenich, Mercer, Mastercard, Microsoft, Nestlé, Nielsen, Publicis, Rockwell Automation, SAP, Starbucks, Vodafone e White & Case. A Aliança orgulha-se ainda em trabalhar também com parceiros do setor público como o Banco Mundial e a Solutions 4 Youth Employment.
A Nestlé fundou a Aliança para a Juventude na Europa em 2014 com o propósito de ajudar a preparar os jovens para a entrada no mercado de trabalho. Depois do sucesso do seu lançamento, a Aliança estendeu-se para os países da Pacific Alliance em 2017 (Chile, Colômbia, México e Peru) e para os países do Mercosur em dezembro de 2018 (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai).

Aliança para a Juventude em Portugal

Em Portugal, a Aliança para a Juventude conta com 18 parceiros – ALPI, BA Vidro, BPI, BP Portugal, Eurogroup Consulting, Germen, Graphics Leader Packaging, Jerónimo Martins, Lift Consulting, Logoplaste, Luis Simões, Nestlé Portugal, Portucel Soporcel, RAR Açúcar, SaicaPack, Sonae, Transportes Álvaro Figueiredo e Vodafone – que, no seu conjunto, criaram já mais de 73.000 oportunidades de trabalho para os jovens, 10.000 oportunidades de estágio e realizaram mais de 700 workshops de preparação dos jovens para a sua entrada no mercado de trabalho.

Partilhe:



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*


CAPTCHA Image

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

O site 'ipressJournal' utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação do visitante. LER MAIS

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close