Home » Economia » Negócios » Allianz Capital Partners adquiriu a Central Solar Ourika
Allianz Capital Partners adquiriu a Central Solar Ourika

Allianz Capital Partners adquiriu a Central Solar Ourika

A Allianz Capital Partners, anunciou a aquisição em Portugal, da central Ourika, o primeiro investimento numa central solar no país, sem tarifas públicas subsidiadas. A central solar Ourika desenvolvida pelo Grupo WElink, está totalmente operacional.

Localizada em Ourique, no Alentejo, a 170 km a sudeste de Lisboa, a central Ourika, um projeto de 46,1 MW, tem uma capacidade de produção de produção eletricidade renovável, suficiente, para servir aproximadamente 23 mil lares por ano, na região.

A central tem um contrato de compra de energia de preço fixo (PPA) de 20 anos, com preços garantidos. A Ourika é um projeto pioneiro a nível ibérico e será uma das primeiras grandes centrais de energia solar em atividade sem tarifa garantida suportada pelos contribuintes, mas que depende do Acordo de Compra de Energia.

“Estamos muito satisfeitos em estabelecer uma parceria com o consórcio WElink, neste que é o nosso primeiro investimento num projeto solar em Portugal. A central Ourika é um ativo valioso a adicionar ao nosso portfólio pró-ambiental, que neste momento já ultrapassa a barreira das 90 centrais solares e eólicas. Este investimento prova a importância das energias renováveis no portfólio de investimento da Allianz, que é já um dos maiores investidores neste setor na Europa. Esperamos investir em mais projetos solares sem subsídios em vários mercados europeus no futuro, e aguardamos por mais parcerias com a WElink e outras empresas especializadas neste setor”, refere Marc Groves-Raines, responsável pela área de Energias Renováveis na Allianz Capital Partners.

Barry O’Neill, CEO do Grupo WElink, acrescenta: “Este acordo para a aquisição da central Ourika representa uma meta importante para a WElink Energy. Estamos muito satisfeitos por fechar este negócio com a Allianz Capital Partners. Esta parceria cimenta a transição da empresa para se tornar um produtor de energia líder a nível mundial. Ourika é o primeiro projeto de um ambicioso programa de investimento da WElink juntamente com o nosso parceiro China Triumph International Engineering Company em mercados chave no sul da Europa. A Ourika será seguida pelo projeto Solara4 em Portugal, que deverá ficar concluído no terceiro trimestre de 2019.”

A compra da central Ourika é o oitavo grande investimento da Allianz numa central solar, uma aposta nas energias renováveis que já ultrapassa os 90 projetos, num total de 83 parques eólicos e 8 centrais solares localizadas na Áustria, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Portugal, Suécia e Estados Unidos. Todos estes projetos têm capacidade para gerar energia para abastecer mais de um milhão de lares, ou seja, uma cidade do tamanho de Paris.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.