Home » Ciência & Tecno » Altice Portugal avança com 5G na rede pré-comercial
Altice Portugal avança com 5G na rede pré-comercial
Chris Lu e Alexandre Fonseca na primeira demonstração 5G pré-comercial.jpg

Altice Portugal avança com 5G na rede pré-comercial

A Altice Portugal concretizou a primeira demonstração em ambiente de rede comercial, com terminal pré-comercial 5G, a funcionar na banda dos 3,6 GHz, com recurso a um equipamento 5G da Huawei, que alcançará velocidades na ordem dos 1,5Gbps. Alinhada com a agenda definida pela União Europeia (UE) para o 5G, a Altice Portugal reitera a sua posição de liderança no desenvolvimento da tecnologia 5G.

Esta demonstração consiste na ativação de um ecossistema pré-comercial completo de 5G, do terminal de cliente até às plataformas de serviço. O equipamento terminal (router) foi desde logo desenvolvido para suportar a nova tecnologia 5G, a qual consiste numa nova rede rádio e numa nova rede de controlo 5G, bem como na utilização de um conjunto de antenas ativas. Estas antenas, por sua vez, são mais complexas e inteligentes do que as antenas normalmente instaladas nas redes móveis, integrando cada uma delas 64 recetores e 64 emissores de sinal (beam forming e Massive MIMO), o que visa uma melhoria significativa da qualidade da transmissão e por consequência da qualidade do serviço prestado.

Nesta demonstração, com características equivalentes às do ambiente comercial, a transmissão na rede de acesso rádio é realizada numa das várias bandas de frequências apontadas para o 5G, 3,6 GHz, e com um terminal 5G da Huawei, com velocidades previstas de 1,5Gbps.

Para Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal, «liderar o processo de desenvolvimento e implementação do 5G em Portugal é uma prioridade estratégica para a Altice Portugal, que pretende antecipar – sempre – a entrega aos clientes de serviços promotores de uma maior qualidade de vida, transformadores da sua capacidade de comunicar, de estreitar distâncias, de criar proximidade».

De acordo com Chris Lu, CEO da Huawei em Portugal, «o 5G será uma rede que permitirá inúmeras possibilidades para um mundo verdadeiramente conectado, no qual a Huawei acredita e está totalmente comprometida em ajudar a construir. Há muito presente no mercado português, a Huawei está empenhada em trazer as mais recentes e avançadas tecnologias para Portugal, contribuindo para uma sociedade melhor conectada em Portugal».

O projeto de transformação da Rede DWDM da Altice Portugal, que materializa a capacitação das suas infraestruturas para a introdução do 5G, acaba de ser distinguido na categoria Most Innovative 200G/400G Deployment, no âmbito do Huawei Optical Innovation Forum 2018, com 16 áreas distintas a premiar operadores de todo o mundo.

A GSMA Intelligence estima que o 5G represente mais de 30% do total das ligações móveis na Europa em 2025, com 214 milhões de utilizadores. Uma pesquisa a nível global da Gartner conclui, ainda, que mais de metade das empresas (57%) pretende utilizar o 5G para suportar a comunicação com a Internet of Things (IoT), um dos drivers fundamentais, neste ano de 2018, do investimento em Tecnologias de Informação.

A tecnologia 5G apresenta-se como um novo paradigma nas redes de telecomunicações, ao pretender alargar o seu âmbito de aplicação a casos de uso atualmente suportados por redes privadas e com fios. Para além de maiores débitos (20Gbps) e maior mobilidade (500Km/h), o 5G deverá garantir tempos de resposta menores (latências de 1ms) e permitir um grande número de dispositivos ligados (1 milhão/Km²).

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.