Home » Ciência & Tecno » Alunos da Fraunhofer AICOS apresentam tecnologia inovadora!

Alunos da Fraunhofer AICOS apresentam tecnologia inovadora!

Uma aplicação para android que analisa em tempo real o risco de exposição solar, combinando dados como localização GPS, níveis de radiação ultravioleta e tempo de exposição ao sol, e uma aplicação móvel direcionada para os mais idosos que auxilia na gestão financeira. Estas são apenas duas das 13 soluções tecnológicas criadas por alunos de Mestrado no centro de investigação Fraunhofer AICOS. Estes projetos vão estar em exibição na próxima sexta-feira, dia 4 de julho, a partir das 15h30, no átrio do UPTEC. A entrada é livre.

Os projetos são diversificados mas com um objetivo comum que se prende com a própria missão do centro de investigação Fraunhofer AICOS: criar soluções tecnológicas inovadoras, de fácil utilização e com utilidade prática, ou seja, sempre com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. Para além das aplicações de gestão financeira para idosos (PersonalFinancesApp) e de monitorização do risco de exposição solar (SunPet), outros projetos vão estar em exibição como, por exemplo, uma solução que permite realizar testes diagnósticos à visão e audição através do telemóvel ou computador (GSenses), evitando visitas ao médico, e um sistema de sensores de baixo consumo de energia para portadores da doença de Alzheimer (AlzSense). Estes entre muitos outros exemplos.

O centro de investigação Fraunhofer AICOS recebe anualmente vários alunos de Mestrado, permitindo-lhes desenvolver o seu trabalho de investigação em ambiente profissional e incentivando a criação de soluções tecnológicas de utilidade prática. Os projetos desenvolvidos são apresentados publicamente no final do ano letivo. Este ano, a apresentação dos trabalhos referentes ao ano letivo 2013/2014 vai decorrer numa sessão aberta ao público, no UPTEC, onde a associação Fraunhofer Portugal tem a sua sede.

A Fraunhofer Portugal é uma associação sem fins lucrativos, reconhecida pelo Estado Português como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública. Com sede no Porto, foi criada em 2008 pela Fraunhofer-Gesellschaft, a maior organização de investigação aplicada da Europa, e pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã. A missão da Associação Fraunhofer Portugal é promover a investigação aplicada com o intuito de fomentar o desenvolvimento económico e, simultaneamente dar resposta a um conjunto de necessidades das empresas e da população.

Partilhe:
Uma aplicação para android que analisa em tempo real o risco de exposição solar, combinando dados como localização GPS, níveis de radiação ultravioleta e tempo de exposição ao sol, e uma aplicação móvel direcionada para os mais idosos que auxilia na gestão financeira. Estas são apenas duas das 13 soluções tecnológicas criadas por alunos de Mestrado no centro de investigação Fraunhofer AICOS. Estes projetos vão estar em exibição na próxima sexta-feira, dia 4 de julho, a partir das 15h30, no átrio do UPTEC. A entrada é livre. Os projetos são diversificados mas com um objetivo comum que se prende com…

Review Overview

User Rating: 4.7 ( 1 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.