Home » Sociedade » Escolas e universidade » Alunos de Oliveira do Bairro criam detetor de incêndios florestais
Alunos de Oliveira do Bairro criam detetor de incêndios florestais
Alunos da escola ES/3 de Oliveira do Bairro em Aveiro

Alunos de Oliveira do Bairro criam detetor de incêndios florestais

Alunos da escola ES/3 de Oliveira do Bairro em Aveiro, conquistaram o 1º Prémio com o projeto ‘Smoke the Fire’, na 4ª edição do Prémio FAQtos, promovida pelo INOV-INESC e pelo Instituto Superior Técnico (IST), competição dirigida a alunos do ensino secundário.

Os alunos desenvolveram um dispositivo detetor de fumo que, uma vez instalado no topo de árvores e postes de eletricidade, envia alertas, mensagens escritas com coordenadas de localização às autoridades locais por GSM, contribuindo para proteger habitats, vidas humanas e animais com precisão e rapidez. Numa vertente explicativa e de sensibilização para a solução, os alunos criaram ainda um site – www.smokethefire.pt – iniciativa que contribuiu para a sua diferenciação na final do concurso.

Aos alunos vencedores foi entregue um cheque de 1.500 euros, um diploma de 1º lugar no Prémio FAQtos 2017 e ofertas das entidades promotoras do projeto. Também o professor orientador do
grupo e a escola receberam prémios.

Em 2º lugar destacou-se o trabalho “Radiofrequências – da Teoria à Prática”, de alunos da Escola Profissional Mariana Seixas (Viseu), que propuseram a construção de um microcontrolador Arduino como unidade central de processamento para comunicar em radio-frequência com diferentes periféricos e ajudar a informar o grande público sobre a exposição à radiação eletromagnética de equipamentos de comunicações móveis.

Em 3º lugar ficou o grupo ‘BiSafe… Uploading’, em representação da ES de João de Deus (Faro) com o projeto “In(formação) do Consumidor e Segurança Alimentar: Biotoxinas nos Bivalves”. O bronze no ‘pódio’ do Prémio FAQtos 2017 ficou a dever-se a uma aplicação de controlo sanitário para dispositivos móveis, que informa os consumidores sobre a eventual presença de biotoxinas acima dos valores regulamentares nos bivalves apanhados nos sistemas costeiros de qualquer parte do país.

Exceção nesta edição foi a atribuição de uma Menção Honrosa ao grupo ‘CPI’ da Escola Profissional Instituto de Educação Técnica (Lisboa), com o trabalho “Colete para Invisuais”, que desenvolveu um protótipo de colete indicador de obstáculos, com notificações vibratórias geradas por um sistema microcontrolador com sensores de ultrassons, para auxílio a invisuais.

À semelhança de anos anteriores, as decisões do júri final* tiveram por base um conjunto de critérios que incluíram a integração do tema “Aplicando as RF”, a originalidade dos trabalhos, a qualidade do relatório final, a capacidade crítica e de análise do projeto, o envolvimento com o estabelecimento de ensino e a avaliação global do trabalho.

Este ano o Prémio FAQtos reuniu no Centro de Congressos do IST os alunos de 9 grupos finalistas, de um total de 62 grupos concorrentes de 35 escolas secundárias de todo o país.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.