Home » Sociedade » Notícia* » Ana Pedro foi eleita presidente da APED
Ana Pedro foi eleita presidente da APED
Ana Pedro foi eleita presidente da APED

Ana Pedro foi eleita presidente da APED

Ana Pedro, anestesiologista e especialista em Medicina da Dor, foi eleita presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED), com mandato para os próximos três anos. Atualmente é Diretora da Unidade de Dor do Hospital Prof. Doutor Fernando da Fonseca.

A nova direção da APED pretende promover iniciativas de formação dirigidas a profissionais de saúde e apostar numa relação mais próxima a todas as pessoas que sofrem de dor.

“Nos próximos anos vamos continuar a reforçar o nosso papel na formação dos profissionais de saúde e apostar numa proximidade aos doentes, através de iniciativas de sensibilização e educação para um diagnóstico mais precoce, uma referenciação mais célere, um acompanhamento multidisciplinar e um tratamento adequado”, diz Ana Pedro.

A presidente da APED explica ainda que “o tratamento da dor em Portugal tem vindo a desenvolver-se mas há ainda muito que trabalhar com vista a obter, de forma eficiente, reduções significativas nos custos individuais e sociais provocados pela dor crónica, estimados em mais de quatro mil milhões de euros anuais”.

A direção da APED é agora constituída por Ana Pedro (presidente), Miguel Casimiro (vice-presidente), Filipe Antunes (vice-presidente), Rosário Abrunhosa (secretária), Graça Mesquita (tesoureira), Vasco Galhardo (vogal) e Anabela Marques (vogal).

A dor crónica é reconhecida como um grave problema de saúde pública. Em Portugal, o impacto socioeconómico da dor crónica é estimado em dois mil milhões de euros/ano, custo que atinge os 4,6 mil milhões de euros quando somados os gastos com incapacidades temporárias, baixas médicas e reformas antecipadas. Estima-se que, em Portugal, mais de 30 por centro da população adulta sofre de dor crónica.

A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) tem por objetivos promover o estudo, o ensino e a divulgação dos mecanismos fisiopatológicos, meios de prevenção, diagnóstico e terapêutica da dor.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.