Home » Atualidade » Nacional » Angel comemora Dia Internacional da Síndrome de Angelman!
Angel comemora Dia Internacional da Síndrome de Angelman
Angel comemora Dia Internacional da Síndrome de Angelman

Angel comemora Dia Internacional da Síndrome de Angelman!

Associação de Síndrome de Angelman de Portugal associa-se ao Dia Internacional da Síndrome de Angelman, que será comemorado na próxima segunda-feira, dia 15 de fevereiro, em diversos países a nível mundial.

Para assinalar a data em Portugal, a associação realizará diversas ações de sensibilização em escolas de todo o país, nomeadamente Portel, Sta Maria da Feira, Estoril, Coimbra, Braga e Guimarães, onde a cada “anjo” irá oferecer pins, balões, pulseiras e folhetos informativos aos colegas e pais de forma a divulgar esta doença.

O objetivo destas ações é promover uma maior visibilidade sobre os sintomas associados a esta doença rara, para que haja um diagnóstico mais célere e, por consequência, uma abordagem de tratamento correta e mais imediata de cada caso.

De acordo com a secretária-geral da ANGEL, Catarina Costa Duarte, “a associação já conseguiu identificar mais de 60 crianças com Síndrome de Angelman em Portugal, mas mantemos a convicção de que existem outros casos mal diagnosticados. Com estas ações de divulgação pretendemos chamar a atenção para a síndrome e para a nossa associação, de modo a podermos prestar auxílio, informação e apoio aos familiares de portadores desta doença, bem como a profissionais e técnicos de saúde, investigadores e outros interessados.”

Sobre a Síndrome de Angelman:
A síndrome de Angelman é uma doença genético-neurológica que se estima que afete um em cada 15 mil bebés. Descoberto em meados da década de 60 pelo médico Harry Angelman, esta síndrome é causada, na maioria dos casos, pela ausência ou imperfeição do cromossoma 15 herdado da mãe.

A doença manifesta-se por volta do sexto mês de vida, ao verificar-se um atraso no desenvolvimento psicomotor, como um atraso severo no desenvolvimento, dificuldade na fala, distúrbios no sono, convulsões, movimentos desconexos e sorriso frequente.

A ANGEL foi constituída em Portugal em 2012 por um grupo de pais de crianças portadoras de Síndrome de Angelman, que sentiram a necessidade de reunir/concentrar esforços na vida diária para oferecerem uma vida melhor aos seus filhos.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.