Home » Municipios » Anunciado concurso público para a Ponte da Praia de Faro
Anunciado concurso público para a Ponte da Praia de Faro

Anunciado concurso público para a Ponte da Praia de Faro

Parece estar desbloqueado o impasse que vinha protelando o arranque da empreitada de construção, da nova Ponte para a Praia de Faro, com o anúncio da abertura do concurso público, informa a autarquia em nota enviada às redações.

O Executivo Municipal saúda este desenvolvimento, que se dá depois de o Tribunal de Contas ter confirmado na passada semana, a autorização do modelo de financiamento da construção da infra-estrutura, ficando automaticamente aprovado o protocolo de cooperação técnica e financeira entre o Município de Faro e a Sociedade Polis Litoral Ria Formosa S. A. (Polis), promotora de concurso.

De acordo com este protocolo, cabe agora ao Município transferir para a POLIS a verba de 561 mil euros, que corresponde a cerca de 20% do investimento total. Esta foi a solução encontrada pela Câmara de Faro para viabilizar a importante infra-estrutura depois de, em Setembro de 2016, ela ter ficado verdadeiramente em perigo após saber-se da inexistência de verba no Ministério do Ambiente para completar a obra.

Trata-se, na verdade, de um esforço adicional que acontece depois de, já em 2009, a autarquia ter comparticipado o investimento com a colocação de cerca de 900 mil euros no capital social da sociedade.

Um esforço só possível após o Município ter enviado ao Tribunal de Contas todos os esclarecimentos que lhe foram sendo solicitados ao longo dos últimos meses, designadamente as garantias que comprovam a plena recuperação financeira da Câmara de Faro e a sua boa condição atual.

A execução deste melhoramento fundamental nos acessos à Ilha, vem complementar todas as obras que já haviam sido desbloqueadas no decurso do último mandato, como o passadiço, a nova via rodoviária e o parque de estacionamento exterior à praia.

Espera-se agora que o concurso decorra de forma célere, assim como os trabalhos subsequentes. Posteriormente, a gestão e manutenção da infra-estrura ficarão a cargo do Município.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.