Home » Saúde » APLO alerta para a importância das consultas da visão
APLO alerta para a importância das consultas da visão
APLO alerta para a importância das consultas da visão

APLO alerta para a importância das consultas da visão

A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) lançou uma campanha de alerta para a importância de consultas da visão regulares, com a qual procura sensibilizar a população para a importância dos cuidados primários para a saúde da visão. Esta campanha conta com o apoio de cinco câmaras municipais e nove instituições de ensino secundário e superior.

Para Raúl de Sousa, presidente da APLO, “o lançamento desta campanha surge da necessidade de alertar as pessoas para as principais condições visuais e doenças oculares, bem como para as vantagens de realizar consultas da visão regularmente, sendo o seu principal benefício a deteção e tratamento precoces de diversos problemas da visão”.

Sobre a escolha das autarquias como ponto estratégico de divulgação desta campanha, a APLO refere que “estas representam um ponto de contacto próximo com as populações locais, entre elas a população idosa, que atualmente representa um grupo de risco para o desenvolvimento de doenças como as cataratas, o glaucoma ou a degeneração macular relacionada com a idade, para além do facto de todos necessitarem de óculos para melhorar a visão devido à presbiopia ou dificuldade em visão de perto, que surge normalmente após os 45 anos”.

Por outro lado, acrescenta, “as escolas tornam-se pontos cruciais de promoção da saúde pública, onde se deve apostar fortemente na sensibilização das crianças e jovens, mas também dos professores e encarregados de educação, por forma a estarem atentos aos sinais de alerta para condições visuais que surgem, normalmente, nas primeiras duas décadas de vida, tais como a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo, entre outras”.

Esta campanha, que é apresentada com o mote “Uma boa visão exige o olhar de um profissional”, visa também promover o papel dos optometristas na prestação de cuidados primários da saúde da visão, sendo estes normalmente o primeiro ponto de contacto para a população que sofre de problemas da visão.

Câmaras Municipais parceiras da campanha:

Câmara Municipal de Castelo de Paiva
Câmara Municipal da Mealhada
Câmara Municipal de Porto de Mós
Câmara Municipal de Proença-a-Nova
Câmara Municipal de Silves

Instituições de ensino parceiras da campanha:

Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara
Escola de Ciências da Universidade do Minho
Escola Secundária de São Pedro da Cova
Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico da Guarda
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto
NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa
Universidade da Beira Interior
Universidade do Algarve

Sobre a APLO

A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) representa os Optometristas, a maior classe profissional de prestadores de cuidados para a saúde da visão, em Portugal. Atualmente conta com cerca de 1.203 membros. A APLO é membro Fundador da Academia Europeia de Optometria e Ótica, membro do Conselho Europeu de Optometria e Ótica e membro do Conselho Mundial de Optometria. Para mais informações, consulte: www.aplo.pt

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.