Home » Saúde » Apoio Psicossocial na área de Cuidados Paliativos no Algarve
Apoio Psicossocial na área de Cuidados Paliativos no Algarve

Apoio Psicossocial na área de Cuidados Paliativos no Algarve

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) vai implementar, a partir deste ano, uma Equipa de Apoio Psicossocial (EAPS) na área dos Cuidados Paliativos, um projeto criado e financiado pela Fundação “La Caixa” no âmbito do Programa de Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas, designado por Programa Humaniza, em Portugal.

Para Iciar Ancizu García, responsável da delegação portuguesa da Fundação Bancária “La Caixa” – Dpt. Lucha contra la Pobreza y Humanización de la Salud, “a Fundação La Caixa, criada há mais de 100 anos, é uma das mais relevantes a nível internacional e tem como missão construir uma sociedade melhor e mais justa, que dê oportunidades às pessoas que mais delas necessitam. Tem como valores fundamentais o seu compromisso social, responsabilidade e a confiança”.

De acordo com o Diretor do Projeto no Centro Hospitalar Universitário do Algarve, o médico Giovanni Cerullo, “é esperado o reforço da atividade das equipas de cuidados paliativos do Algarve no respeita à acessibilidade aos cuidados psicossociais e espirituais das pessoas, e das suas famílias, que enfrentam uma doença grave ou incurável e com necessidade de cuidados paliativos. Assente numa perspetiva de humanização e dignidade no sofrimento, acompanhando a atividade já desenvolvida pelas Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos, este projeto visa promover a continuidade do apoio no domicílio, mantendo assim um suporte direto da rede de apoio”.

Numa primeira fase, a Equipa de Apoio Psicossocial criada pela entidade colaboradora do programa (o Centro Hospitalar Universitário do Algarve), irá concentrar a sua atividade em quatro equipas recetoras: nas Unidades Hospitalares de Faro e de Portimão, ambas pertencentes ao Centro Hospitalar Universitário do Algarve, e nas Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos (ECSCP) do ACES Algarve I Central e do ACES Algarve II Barlavento, estruturas integradas na Administração Regional de Saúde do Algarve.

Dada a especificidade da sua intervenção, a equipa, que será constituída por novos profissionais, será apoiada, em rede, por profissionais com larga experiência na área e já integrados nas Equipas de Cuidados Paliativos. Falando sobre a importância regional deste projeto, Giovanni Cerullo destaca o facto deste “ser um trabalho de equipa, que funciona em rede com outras estruturas”, nomeadamente com os cuidados de saúde primários através dos ACES, e com o suporte da Coordenação Regional de Cuidados Paliativos.

Um projeto desta natureza vem fortalecer a rede existente na região, possibilitando a sua própria extensão através da promoção da continuidade de cuidados, reforçando e credibilizando as boas práticas institucionais e permitindo aos profissionais irem ao encontro da comunidade, numa relação de proximidade. O Centro Hospitalar Universitário do Algarve, sem sair da sua esfera de ação, vem inovar e reforçar a sua atuação, alargando-a de forma humanista e diferenciada”, sublinha o Diretor do Projeto.

“A Coordenação Regional de Cuidados Paliativos viu com enorme agrado a candidatura do Centro Hospitalar Universitário do Algarve ao programa Humaniza, pois irá permitir reforçar a capacidade de intervenção das equipas da região ou seja, as equipas comunitárias, no âmbito dos cuidados de saúde primários e também as equipas Intra-hospitalares integradas nos cuidados de saúde secundários. A cooperação das equipas dos dois níveis de cuidados paliativos garantem maior capacidade de resposta na região, melhoram a gestão da prestação de cuidados pela hierarquização da complexidade das situações clínicas e otimizam a utilização dos recursos, traduzindo-se numa maior qualidade dos serviços prestados aos doentes com doença crónica avançada progressiva”, explica a Coordenadora Regional de Cuidados Paliativos, a médica Fátima Teixeira.

Em termos de impacto na comunidade é esperado que a atividade desenvolvida por estas equipas contribua ainda para melhorar a literacia em saúde e o acesso a cuidados diferenciados, diminuir o estigma relacionado com a morte e o luto, bem como promover o apoio informal em rede, de forma mais abrangente, permitindo otimizar recursos e alargar a rede de parcerias, tornando este projeto inclusivo e integrador.

A proposta de implementação de Equipa de Apoio Psicossocial a pessoas com doença avançada e com necessidade de cuidados paliativos integra valor acrescentado ao trabalho atualmente desenvolvido nas equipas de cuidados paliativos, na medida em que:

· Constitui um reforço na atividade assistencial das Equipas de Cuidados Paliativos da região do Algarve;
· Consolida as boas-práticas e desenvolve a implementação de abordagens psicossociais e espirituais baseadas na evidência, de acordo com os problemas específicos da pessoa. Promove ainda a capacitação do cuidador/familiar para lidar com a situação de fim de vida;
· Permite uma intervenção no luto mais estruturada, a deteção precoce dos fatores de risco e a intervenção individualizada. Numa etapa posterior, a atuação em contexto de grupo constituirá uma mais-valia para os enlutados;
· Desenvolve e envolve os voluntários nos cuidados paliativos, com formação adequada;
· Promove ações de formação e divulgação de material científico com o intuito de melhor capacitar os profissionais de saúde para a identificação precoce de necessidades psicossociais e espirituais;
· Promove a humanização e o alívio do sofrimento, bem como a consolidação das relações em fim de vida, em pessoas com maior vulnerabilidade e em situação de risco ou de exclusão social.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.