Home » Cultura » Livros » Apresentação do Livro Sem dúvidas em Oxigenoterapia

Apresentação do Livro Sem dúvidas em Oxigenoterapia

As XIX Jornadas de Pneumologia em Medicina Familiar, que estão a decorrer em Lisboa, no Hotel VIP Executive, vão ser palco da apresentação do livro “Sem dúvidas em Oxigenoterapia”.

O livro, que é uma edição da Praxair Portugal Gases, S.A. é dirigido aos profissionais de saúde, mas também aos doentes com patologia respiratória, familiares e cuidadores, pretendendo esclarecer eventuais dúvidas na fase inicial de prescrição bem como durante o tratamento com suplemento de oxigénio (O2).

“Esta obra, realizada em pareceria, pretende ser uma ferramenta útil, de forma a melhorar as boas práticas dos profissionais de saúde ao serviço de uma Medicina Humanizada, baseada na evidência”, refere Emília Álvares, Médica Pneumologista no Hospital das Forças Armadas, coordenadora do livro.

“Os capítulos do livro respondem a muitas questões, entre mitos e realidades, com que profissionais de saúde e doentes se deparam no quotidiano, relativamente às fontes de O2, às interfaces, às formas de realização de oxigenoterapia domiciliária, de deambulação, os critérios de prescrição os riscos e benefícios, a monitorização de um doente sob oxigenoterapia e finalmente o envolvimento burocrático”, pode ser lido na introdução do livro. É ainda salientada a importância atual da Oxigenoterapia que “não deve ser considerada um “pesadelo”, mas antes um tratamento de fácil administração em repouso e em deambulação, com significativo impacto na melhoria da qualidade de vida”.

“Sem dúvidas em Oxigenoterapia” tem o apoio científico da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e do GRESP – Grupo de Trabalho de Problemas Respiratórios da APMGF.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.