Home » Economia » Negócios » Aprovada a aquisição do retalho Barclays pelo Bankinter
Reguladores aprovaram a aquisição do retalho Barclays pelo Bankinter
Reguladores aprovaram a aquisição do retalho Barclays pelo Bankinter

Aprovada a aquisição do retalho Barclays pelo Bankinter

O Banco Central Europeu (BCE) e Banco de Portugal (BdP) já autorizaram a aquisição pelo Bankinter, do negócio de retalho do Barclays em Portugal.

Ao mesmo tempo a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) autorizou o Bankinter Seguros de Vida, sociedade controlada em 50% pelo Bankinter e pela Mapfre, a constituir a sucursal portuguesa e completar a aquisição do negócio de seguros de vida e pensões com que o Barclays opera no mercado português.

Para o Bankinter, a obtenção da aprovação dos reguladores, a constituição da sucursal, o registo comercial da sociedade e a obtenção do código de entidade bancária, representam um passo decisivo para que a entidade possa assumir em Abril, o controlo dos negócios de banca de retalho, banca privada, banca de empresas e seguros de vida adquiridos ao Barclays, em setembro de 2015.

O processo de integração, que vai durar cerca de doze meses, vai incorporar equipas, equipamentos, sistemas operativos, plataformas tecnológicas, políticas e modelos de negócio das duas entidades bancárias.

Nos quatro meses que decorreram desde o acordo de compra, o Bankinter pôde confirmar que os negócios adquiridos ao Barclays em Portugal são uma excelente plataforma para acelerar a sua internacionalização e aproveitar as oportunidades de crescimento oferecidas pelo mercado português,informa o banco em comunicado.

A entrada do banco Bankinter no mercado português, estava projetada não só pela sua proximidade e potencial, mas também porque Portugal tem na perspetiva daquela entidade, uma economia que está a caminho da recuperação e um sistema financeiro, em pleno processo de consolidação e reestruturação, com margens mais elevadas do que o espanhol.

O Bankinter entra em Portugal através de uma instituição financeira saudável, depois de ter sofrido reestruturações rigorosas nos últimos dois anos, que tem uma dimensão viável, uma equipa qualificada e um perfil de negócios e clientes muito focado em banca privada e de empresas, com muitas semelhanças ao do Bankinter.

O modelo do Barclays Portugal encaixa perfeitamente no modelo de negócio do Bankinter, muito focado em clientes com rendimentos médios e elevados, e empresas, e que se baseia num modelo de distribuição multicanal, com altos níveis de vendas cruzadas e eficiência, suportado por uma gestão de risco de crédito prudente e bem-sucedida.

Em números redondos, o negócio de retalho do Barclays em Portugal integra uma carteira de créditos de 4.881 milhões de euros, 2.936 milhões de euros em ativos geridos em contas extrapatrimoniais, uma rede de 84 balcões, uma equipa de 1.000 colaboradores e 185.000 clientes, dos quais 20.300 são empresas.

Esta operação permite ao Bankinter incrementar em 11,3% a sua carteira de créditos, que vale cerca de 47.993 milhões de euros; aumentar em 15% os ativos geridos em contas extrapatrimoniais, que ultrapassam 23.000 milhões de euros e aumentar 30% a carteira de clientes, que se cifrará em 812.000 clientes.

O Bankinter é uma entidade de referência pelo seu elevado desenvolvimento tecnológico, qualidade de serviço acima da média do setor e uma clara aposta na inovação e utilização de canais alternativos na sua relação com os clientes. O Bankinter foi pioneiro na introdução de sistemas de banca à distância, complementares à rede tradicional de balcões, como o telefone, Internet ou o canal móvel, o que lhe permitiu oferecer um vasto leque de possibilidades de relacionamento e comercialização de produtos, com uma estratégia multicanal perfeitamente integrada. Um estudo recente da UBS coloca o Bankinter como o banco mais bem posicionado em Espanha, e o quarto a nível mundial, para beneficiar de uma expansão na indústria da banca móvel.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.