Home » Cultura » Livros » “Aqui, onde o Sol, logo em nascendo, vê primeiro” de J.Ramos-Horta

“Aqui, onde o Sol, logo em nascendo, vê primeiro” de J.Ramos-Horta

O Prémio Nobel da Paz 1996 e Ex-Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, e a LIDEL, apresentam na próxima terça-feira, 19 de maio, pelas 18h00, no Museu Oriente, o livro “Aqui, onde o Sol, logo em nascendo, vê primeiro”.

Um livro fotográfico das festividades de Natal, Carnaval e Páscoa em Timor-Leste, comemorativo da presidência deste país da CPLP 2014/2016. A compilação destes registos conta com três autores: Raquel Belli (fotografias), José Ramos-Horta (poemas e fotografias) e Kay Rala Xanana Gusmão (poemas).

No evento o também Presidente do Painel sobre Operações de Paz da ONU e Vice-Presidente da Comissão Internacional sobre o Multilateralismo terá a seu lado Luís Cardoso (“TAKAS”), um dos mais importantes poetas e escritores timorenses que fará a apresentação da obra.

No livro os autores revelam em 147 fotografias como a “Ilha do Crocodilo” é única na sua essência e consequentemente nas suas festividades. Xanana Gusmão, um dos maiores defensores de José Ramos-Horta, que se juntou ao Prémio Nobel da Paz nesta materialização, acredita que “a dimensão da identidade histórica e cultural” de Timor-Leste é retratada de forma perfeita:

“Timor-Leste é um lugar mágico, com uma história e uma cultura únicas, substanciadas em várias lendas e crenças que incorporam um imaginário coletivo rico e muito próprio.”

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.