Home » Sítios & Viagens » Noticia de Turismo » Arquitetos debatem em Coimbra “Património vs Turismo”

Arquitetos debatem em Coimbra “Património vs Turismo”

Arquitectos de Espanha, Itália e Portugal estão reunidos em Coimbra para reflectir sobre a importância da reabilitação e requalificação do património para impulsionar o turismo.

A 2.ª edição das Jornadas Internacionais de Arquitectura, promovida pela Ordem dos Arquitectos da Secção Regional Norte (OASRN) em parceria com o Núcleo de Arquitectos da Região de Coimbra (NARC), está a decorrer no Teatro da Cerca de São Bernardo.

Sob o tema “Património vs Turismo”, pretende-se compreender como se comporta o património, numa altura em que o turismo se encontra em crescimento e, por outro lado, como a aposta na reabilitação e requalificação do espaço público pode afectar positivamente o turismo.

Na quinta feira teve lugar a mesa redonda com Antero de Carvalho, da Direcção Regional de Cultura do Centro, Pedro Machado, Director Regional do Turismo do Centro, Clara Almeida Santos, Vice-Reitora da Universidade de Coimbra e Presidente da Associação RUAS e João Paulo Craveiro, Presidente do Coimbra Viva SRU, sob a moderação do arquitecto José Manuel Pedreirinho.

Entre os oradores presentes destaque para o italiano Marco Casamonti, sócio-fundador do premiado Studio Archea, sediado em Florença, e com escritórios em Milão, Roma, Pequim, Dubai e São Paulo. Reconhecido internacionalmente pelas suas pesquisas sobre arquitetura sustentável, Casamonti privilegia a sustentabilidade, apostando na luminosidade e na circulação natural do ar para manter a temperatura agradável. É Director da revista Area, publicada pela Tecniche Nuove Group, desde 1997, e lecciona nas Faculdades de Florença e Génova.

Jens Richter, Sócio e Director do atelier Herreros Arquitectos, será outro dos convidados das Jornadas. Ao longo da sua carreira profissional como arquiteto e urbanista, Jens Richter trabalhou em diversos escritórios internacionais de renome localizados na Alemanha, China e Holanda, nos quais tem sido responsável por projectos de arquitectura e por concursos internacionais nos mais diversos contextos culturais.

Com experiência comprovada e trabalhos desenvolvidos em vários países do mundo estarão também os arquitectos portugueses João Mendes Ribeiro; Miguel Figueira; Carlos Reis de Figueiredo; Carlos Antunes e Desirée Pedro (Atelier Corvo); Pedro Brígida; e Luís Miguel Correia, Nelson Mota e Susana Constantino (COMOCO).

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.