Home » Ambiente & Natureza » Asprocivil recomenda comportamentos preventivos
Mau tempo em Portugal |Recomendações da Asprocivil | Img: TVI

Asprocivil recomenda comportamentos preventivos

A propósito deste período de mau tempo que o país está a enfrentar, cujas consequências que tem afetado a vida das populações, a Asprocivil, Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Proteção, vem em comunicado, recomendar comportamentos preventivos, afim e evitar danos pessoais ou materiais, onde podem ser evitados, com a adpção de alguns princípios que são elementares.

AsproCivil1Portugal foi atingido por condições Meteorológicas adversas com impactos diversos negativos aos vários níveis da sociedade.

Sobre estes 2 dias, importa reiterar a necessidade de aprendermos com a situação verificada no estádio do S.L. Benfica, e no futuro, sempre que este tipo de condições se verificar, optarmos sempre por adiar os jogos, nos termos aliás, do apelo ontem lançado pela ASPROCIVIL 5 horas antes da hora de início do jogo.

Não percebemos, nem vemos coerência, de por um lado a Autoridade Nacional de Proteção Civil aconselhar os cidadãos a ficar em casa depois das 18 horas, e por outro aceitar e permitir a realização de eventos desportivos ou lazer com mais de 50.000 pessoas, estando a generalidade do território nacional em Alerta Laranja.

APROVEITAR ESTAS HORAS DE ACALMIA

No dia de hoje, e na sequência dessa realidade Meteorológica adversa, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, (ex- Instituto de Meteorologia) tem vindo a “avisar” que estas condições ir-se-ão manter nos próximos dias, pelo que de novo apela a ASPROCIVIL para que as entidades com responsabilidades na reposição da normalidade, não deixem de aproveitar estas horas de acalmia, para desenvolver trabalhos nesse âmbito, mas também para tomar medidas de prevenção face a novo ciclo de eventos atmosféricos adversos.

Este aspeto é tão mais importante, quanto o fato de tanto as infraestruturas, como os meios e os recursos estarem um pouco mais fragilizados em consequência dos acontecimentos destes 2 dias anteriores.

Nestes termos importa apelar uma vez mais as Empresas (publicas ou privadas) que prestam Serviços Públicos de necessidades primárias, em especial os de Energia, Gás, Telecomunicações, mas também as concessionárias de Estradas e Autoestradas, bem como Câmaras Municipais (a quem também cabe responsabilidade na garantia da mobilidade e segurança nas suas vias) para continuarem adotarem comportamentos de prevenção, reposição de normalidade, garantindo e reforçando a mobilização preventiva e o pré-posicionamento de meios (humanos e materiais) bem como aumento quantitativo e qualitativo dos mesmos, pelo menos enquanto durarem os sucessivos alertas.

MANUTENÇÃO DAS MEDIDAS DE AUTO-PROTEÇÃO

Por fim a ASPROCIVIL REEITERA DE NOVO o apelo para a manutenção das medidas de prevenção e autoproteção para situações deste tipo a saber:

• Redobrar nos cuidados de condução rodoviária, considerando a diminuição da visibilidade e da formação de lençóis de águas nas estradas.
• Verificar a limpeza dos sistemas das águas pluviais em especial de objetos que se possam ter acumulado e que diminuam a capacidade de escoamento das águas;
• Em caso algum entrar a pé ou em viaturas em inundadas, pois assim se prevenirá acidentes decorrentes da existência de buracos ou caixas de esgoto abertas; • Evite circular no interior das matas e florestas em especial sem companhia;
• As estruturas acima referidas que não tiverem bem fixas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas são elementos perigosos que podem produzir acidentes graves em pessoas, bens e animais;
• Evitar permanecer junto de áreas arborizadas, ou com elementos suspensos;
• Não pratique qualquer tipo de desporto na zona costeira ou ribeirinha, enquanto durar o alerta. • Caso circule na zona costeira e ribeirinha lembre-se que esta é propícia a ondas e cheias rápidas que podem levar ao arrastamento de pessoas e bens, devendo por isso evitar estes locais;
• Se mora ou tem bens junto destas zonas previna a inundação e os estragos colocando a salvo os bens mais valiosos ou outros, passiveis de serem perigosos para as pessoas animais e ou ambiente retirando-os das zonas ou colocando-os em prateleiras altas.
• Procure informações sobre a evolução do estado do tempo nos Agentes da proteção civil (Bombeiros, Autoridades) e nos serviços Municipais de Proteção Civil.

Se todos fizermos o trabalho de prevenção que nos compete, este e outros fenómenos que por vezes nos atingem, e que com as alterações climáticas tendem a aumentar de número e de intensidade, teriam um impacto muito menor.

Partilhe:
A propósito deste período de mau tempo que o país está a enfrentar, cujas consequências que tem afetado a vida das populações, a Asprocivil, Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Proteção, vem em comunicado, recomendar comportamentos preventivos, afim e evitar danos pessoais ou materiais, onde podem ser evitados, com a adpção de alguns princípios que são elementares. Portugal foi atingido por condições Meteorológicas adversas com impactos diversos negativos aos vários níveis da sociedade. Sobre estes 2 dias, importa reiterar a necessidade de aprendermos com a situação verificada no estádio do S.L. Benfica, e no futuro, sempre que este tipo…

Review Overview

Summary : Avalie:

User Rating: 4.7 ( 1 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.