Home » Saúde » Associação Americana divulga investigação do Hospital de Braga

Associação Americana divulga investigação do Hospital de Braga

O estudo “Prognóstico aos 5 anos de doentes com AVC isquémico submetidos a trombólise”, desenvolvido pelo Serviço de Neurologia do Hospital de Braga, foi publicado na conceituada revista Stroke da Associação Americana do AVC – American Stroke Association.

Esta revista de especialidade dedica-se ao tema do AVC e tem grande impacto na comunidade científica internacional.

O estudo demonstra as melhorias clínicas originadas pelo tratamento trombolítico na fase aguda do AVC isquémico, que se prolongam até 5 anos após o AVC, sendo independentes da gravidade pré-tratamento.

Esta investigação inovadora apresenta pela primeira vez o benefício da trombólise no seguimento a longo prazo dos doentes com AVC.

Os resultados obtidos reforçam a necessidade de reconhecer de imediato os sintomas de um AVC, falta de força de um lado do corpo, dificuldade na fala, desvio da boca, crucial para que os doentes recebam um mais rápido e adequado tratamento tendo, assim, uma maior probabilidade de um excelente prognóstico passados 5 anos.

Este estudo foi realizado por dez médicos do Serviço de Neurologia do Hospital de Braga e debruçou-se sobre uma avaliação a 5 anos de uma amostra de doentes que foram submetidos a tratamento trombolítico, no Hospital de Braga, entre Fevereiro de 2007 e Fevereiro de 2010. O tratamento trombolítico é o nome técnico dado ao processo pelo qual se dissolve um trombo formado na corrente sanguínea de um doente com AVC isquémico.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.