Home » Cultura » Música » Atão, Porque Não? o Album de aniversário das MOÇOILAS
Atão Porque Não? o Album de aniversário das MOÇOILAS

Atão, Porque Não? o Album de aniversário das MOÇOILAS

MOÇOILAS, celebram os 25 anos de carreira do grupo, com o album “Atão, Porque Não?”, interpretando os cantos do Sul, da região do Algarve.

O grupo composto por Inês Rosa, Margarida Guerreiro e Teresa Silva, o terceiro ciclo de uma geração de mulheres/moçoilas, nasceu da vontade de reacender e recuperar os cantos do Sul, esquecidos ou escondidos no tempo e nas profundezas de uma serra repleta de sons, cheiros, cores e saberes únicos, cantos que fazem parte e representam uma boa parte do patrimônio local e cultural, refletindo a alma e as tradições da Serra do Caldeirão, onde o canto sempre fez parte da identidade nacional.

Reinterpretando muitos dos antigos temas e enriquecendo-os com a sua própria energia, modificando uns, apropriando-se de outros e preparando caminho para novas melodias e novas canções, o grupo Moçoilas está de parabéns, comemorando 25 anos de uma prestigiada e longa carreira, repleta de aventuras, sucessos, experiências e partilha de memórias. E nada melhor do que celebrar esta data com o lançamento de um novo álbum, que dá pelo nome de “Atão, Porque Não?”

Regressando à Serra Mãe deste projeto, este álbum reata vivências, traz à luz as vozes das mulheres desta serra e reacende memórias de outros tempos. Tempos de vivências pesadas, mas agora reavivados sob a forma de novas e alegres sonoridades, que não esquecem os desalentos da vida, mas que os transformam no reflexo de uma força e tenacidade, próprias das mulheres do Sul.

O som emergente renasce da necessidade de se continuar a fazer ouvir e afirmar as sonoridades de base, da raiz, da terra e de uma cassete desencantada no fundo de um baú, onde se descobriram sons e cantares recolhidos nos anos 90, nas localidades de Currais e Cachopo. Um mix criativo, onde o tradicional e o moderno se unem pela voz das Moçoilas, acrescentando outras cantigas que têm acompanhado o grupo, mas ainda não editadas, e outras novas, eternizando alma dos cantos da serra.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.