Home » Saúde » Atividade física na reabilitação dos transplantados renais

Atividade física na reabilitação dos transplantados renais

O Dia do Transplante 2015, assinalado a 20 de Julho, data em que se realizou o primeiro transplante em Portugal, em 1969, será este ano comemorado em Coimbra, no Pavilhão Centro de Portugal, a partir das 10h30, com a presença de pessoas transplantadas que praticam desporto habitualmente.

As comemorações do Dia do Transplante 2015 serão dedicadas ao desporto e a demonstrar que o exercício não só não é proibido a quem recupera de um transplante, mas pode mesmo contribuir para um melhor estado de saúde e para uma maior longevidade do enxerto.

A Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT) defende que o retorno à atividade e particularmente à atividade física devem fazer parte da reabilitação do transplantado renal.

A prática desportiva após a realização de um transplante é recomendada mas com alguns cuidados, como realça Fernando Macário, presidente da SPT. “O exercício físico pode e deve ser praticado pelas pessoas transplantadas, mas nunca antes dos 3 meses após o transplante e preferencialmente 6 meses após a intervenção”.

As indicações dependem do tipo de transplante e do tipo de desporto praticado. “Os desportos violentos e que implicam contacto podem não ser aconselháveis e poderá haver cuidados especiais até ao retorno a um desporto de alta competição”, explica o presidente da SPT.

Quem doa órgãos também pode e deve praticar exercício físico. Segundo a SPT, os dadores podem praticar desporto sem restrições significativas após terem completado a sua recuperação.

No caso dos doentes com insuficiência renal crónica durante a fase de diálise que precede o transplante, a prática desportiva pode estar comprometida. “Habitualmente há mais dificuldades do ponto de vista físico. Estes doentes tendem a ter mais cansaço, embora haja exceções. Apesar de tudo, as técnicas de diálise evoluíram bastante nos últimos anos e as restrições são menores do que no passado”, refere Fernando Macário.

A prática clínica tem demonstrado que a qualidade de vida dos doentes transplantados pode melhorar com a prática regular de exercício físico, diminuindo o risco de doença cardiovascular e diabetes que é aumentado por alguns medicamentos imunossupressores.

A nível mundial existem os “World Transplant Games”, uma espécie de olimpíadas dos doentes transplantados, realizados de dois em dois anos, envolvendo 1500 atletas transplantados de 69 países. No nosso país o Grupo Desportivo de Transplantados de Portugal dedica-se a promover ações de divulgação para incentivo ao desporto e exercício físico entre transplantados e candidatos a transplante, organizar torneios e competições nacionais, selecionar e criar equipas que representem o grupo a nível nacional e internacional.

O Dia do Transplante 2015, assinalado a 20 de Julho, data em que se realizou o primeiro transplante em Portugal, em 1969, será este ano comemorado em Coimbra, no Pavilhão Centro de Portugal, a partir das 10h30, com a presença de pessoas transplantadas que praticam desporto habitualmente.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.