Home » Desporto » Notícias do desporto » Atletas nadam em apoio à Alzheimer Portugal
Atletas nadam em apoio à Alzheimer Portugal

Atletas nadam em apoio à Alzheimer Portugal

A campanha “Amigos na Demência” da Alzheimer Portugal vai contar com o apoio solidário de Susana Novais Santos, campeã portuguesa de natação em águas abertas. No próximo dia 1 de setembro, a atleta e um grupo de amigos vão fazer a nado uma travessia solidária desde a Meia Praia, em Lagos, até à Praia da Rocha, em Portimão.

Esta ação, que compreende um percurso com cerca de 13 quilómetros, tem como objetivo angariar fundos para a campanha lançada em Portugal no passado mês de julho. Com a hora de partida marcada para as 8h30, prevê-se que a equipa de nadadores chegue à meta a partir do meio-dia.

José Carreira, presidente da Alzheimer Portugal, refere que “esta travessia solidária, e o gesto da Susana em particular, são um grande exemplo de como nós, enquanto cidadãos, podemos ser “Amigos na Demência”. Basta querermos aprender um pouco mais sobre como é viver com demência e depois transformar essa aprendizagem numa ação (que pode ser pequena ou grande) em favor da Pessoa com Demência”.

Susana Novais Santos, neurocientista de profissão, é atualmente a única mulher portuguesa que conseguiu efetuar o percurso da Ilha das Berlengas até Peniche a nado. Para o próximo desafio, a atleta convidou os nadadores Paulo Sousa, Tomás Metcalfe, Brian Fortune e José Faustino.

A campanha “Amigos na Demência” é uma iniciativa da Alzheimer Portugal, que visa mudar a forma como o nosso país pensa, age e fala sobre a demência. Integrada no movimento global “Dementia Friends”, esta iniciativa tem como objetivo geral aumentar a compreensão sobre as demências no nosso país e convidar os cidadãos a comprometerem-se ativamente na melhoria do dia a dia das pessoas com demência.

A Alzheimer Portugal é a única organização em Portugal, de âmbito nacional, especificamente constituída com o objetivo de promover a qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus familiares e cuidadores. Tem como visão uma sociedade que integre as pessoas com demência e reconheça os seus direitos.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.