Home » Municipios » Autarca de Lagos visita oficialmente Cabo Verde
Autarca de Lagos em visita oficial a Cabo Verde

Autarca de Lagos visita oficialmente Cabo Verde

Maria Joaquina Matos, presidente da Câmara Municipal de Lagos visita os municípios da Ribeira Grande de Santiago – Cidade Velha e São Miguel, em Cabo Verde, no quadro das relações de cooperação e amizade que Lagos tem com estes dois municípios da Ilha de Santiago.

A autarca participou na terça-feira (29) na Conferência Internacional “Cabo Verde e Atlântico – encruzilhada de pessoas, mercadorias e investimentos de capital (1460-1610)” integrada nas festividades do Nhu Santo Nomi de Jesus que decorrem na antiga Cidade

O evento, promovido pela Câmara Municipal da Ribeira Grande, pela Associação de Amizade Itália- Cabo Verde – KRIOL-ITÀ e pela Universidade de Cabo Verde, esta última, através da Cátedra UNESCO de História e Património, contou, na sessão de abertura, com a presença do Presidente da República de Cabo Verde, Dr. Jorge Carlos Fonseca.

Hoje, a comitiva participa na sessão solene do Dia do Município da Ribeira Grande de Santiago – Cidade Velha, oportunidade para a entrega simbólica, por parte da Presidente da Câmara de Lagos, de um cheque de 10 mil euros, correspondente ao subsídio atribuído para apoio a projetos nas áreas da cultura e da educação a implementar naquele Município cabo-verdiano.

Maria Joaquina Matos retribui a cortesia da visita que o seu homólogo Manuel de Pina, Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, fez a Lagos em outubro passado, por ocasião das Comemorações do Dia do Município lacobrigense.

A visita e o apoio atribuído decorre do Acordo de Geminação estabelecido, em 2010, entre os municípios de Lagos e da Ribeira Grande, através do qual ambas as edilidades se comprometeram a desenvolver vínculos permanentes para aprofundar o conhecimento das identidades culturais locais, promover o intercâmbio em atividades culturais, patrimoniais e artísticas e participar em projetos de interesse comum.

Pela proximidade geográfica, a comitiva lacobrigense aproveitou a ocasião para visitar também o Município de S. Miguel, igualmente situado na Ilha de Santiago, com quem existe, desde 2006, um Acordo de Cooperação que prevê o aprofundamento de conhecimentos relacionados com os costumes e tradições, o turismo, o planeamento paisagístico e urbanístico, manutenção e gestão dos centros históricos e promoção do desporto, áreas de interesse comum às duas realidades de gestão autárquica.

Recebida pelos membros do Executivo Municipal, Joaquina Matos visitou as obras de asfaltagem em curso na cidade e no centro histórico de Porto de Calheta, assim como outros locais do concelho. Foi a oportunidade para entregar pessoalmente, a este município cabo-verdiano, na pessoa do seu presidente, um subsídio de 10 mil euros para apoio a projetos de renovação urbana e ambiental, infraestruturas viárias e de saneamento, que visam a elevação das condições de vida da população local.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.