Home » Municipios » Autarcas reúnem para transformar municípios em smart cities

Autarcas reúnem para transformar municípios em smart cities

A 5ª edição do FICIS – Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis, que terá lugar no Museu D. Diogo de Sousa em Braga de 2 a 4 de Abril, junta presidentes de nove autarquias nortenhas, que vão apresentar idéias e projetos, que visam promover os seus municipios como smart cities e partilhar práticas inteligentes e sustentáveis já implementadas.

Além dos presidentes das autarquias de Vila Nova de Famalicão, Barcelos, Guimarães, Ponte de Lima, Viana do Castelo, Valença, Boticas, Chaves e Montalegre, este evento reune mais de 20 especialistas nacionais e internacionais em smart cities, que vão dar a conhecer as mais recentes e inovadoras soluções, aplicáveis às cidades em sessões temáticas dedicadas a áreas como o ambiente, regeneração urbana, saúde, tecnologia, economia e governança, energia, mobilidade, entre outras.

“O FICIS é o primeiro grande evento sobre cidades inteligentes a surgir em Portugal. Nasceu em Braga, pela sociedade civil e para a sociedade civil, e tal como em todas as edições anteriores, o acesso ao público será inteiramente gratuito, algo inédito num evento desta dimensão”, destaca Ana Fragata, diretora executiva do FICIS, sublinhando que “o FICIS aconteceria facilmente em Lisboa ou no Porto, mas quisemos mantê-lo sempre no Minho e em Braga, para reforçar a dinâmica e capacidade inovadora de uma região que tem projetos ambiciosos”.

Agendada para amanhã, 2 de abril, às 09h30, a sessão de abertura do FICIS 2019 contará com as participações de José Gomes Mendes, Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, e de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.